Publicado em 08/02/2024 às 13h43 Indaiatuba Economia
Foto: Freepik
Mayara Piperno
Com a proximidade do carnaval, é bom redobrar os cuidadas ao contratar os serviços. Com a alta demanda por viagem, hospedagem e ingressos durante o feriado carnavalesco, é essencial que os consumidores estejam atentos para evitar transtornos e problemas.
O Procon de Indaiatuba oferece algumas dicas úteis para evitar golpes de pacotes de viagens, como pesquisar a idoneidade da empresa, desconfiar de promoções muito baratas, verificar todas as cláusulas contratuais e evitar pagamentos via transferência ou PIX sem confirmação da empresa.
“Geralmente um golpe desse teor acaba acontecendo quando um criminoso se passa por agência de viagem criando um site falso, dessa forma o consumidor deverá sempre fazer uma pesquisa sobre a idoneidade da empresa (Site do Procon, Reclame aqui, escavador,etc)”, ressalta o órgão.
Ao planejar viagens e compras para o Carnaval, é essencial que os consumidores estejam vigilantes e adotem medidas preventivas para evitar possíveis golpes e fraudes, garantindo assim uma experiência segura e satisfatória durante o feriado.
O professor de Direito do Consumidor do Centro Universitário de Brasília, Nauê Bernardo, também compartilha dicas importantes para garantir uma experiência tranquila durante o Carnaval: Em caso de golpes, pode ser difícil buscar reparação se o pacote de viagem não existir. Em situações de fraudes ou furtos de cartões de crédito, é fundamental registrar um boletim de ocorrência rapidamente e informar a instituição financeira. Desligar a função de aproximação do cartão e manter o máximo de barreiras de segurança no celular também são medidas preventivas importantes”.
Se uma pessoa não conseguir viajar após comprar um voo antecipadamente, é essencial entender as políticas de cancelamento da empresa. Negociar com a empresa pode resultar em alternativas como a conversão do cancelamento em créditos para uma futura viagem.
Em caso de overbooking, a empresa é obrigada a oferecer alternativas de reacomodação de voo, reembolso dos valores pagos e compensação financeira ao passageiro afetado.
Se uma casa alugada não corresponder ao anúncio, o consumidor pode exigir que o contratante resolva o problema ou buscar compensação. É importante verificar a autenticidade da empresa, desconfiar de preços muito abaixo do mercado e sempre conferir as cláusulas contratuais.
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