Publicado em 17/03/2016 às 10h03 Sumaré Saúde
Na “guerra” contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, as equipes da Prefeitura de Sumaré já realizaram, desde o início do ano, 61.477 visitas a residências de todas as regiões da cidade. Nas visitas “casa a casa”, os servidores orientam os moradores, retiram os focos do mosquito e aplicam larvicida biológico quando necessário.
Além disso, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 26,4% das casas (16.252 imóveis) não havia moradores, impossibilitando que ela fosse efetuada. Nestes casos, as equipes retornam posteriormente a estes locais.
Apesar dos números expressivos, há um fator preocupante: em 1,5% das residências – o equivalente a 888 casas –, os moradores não permitiram a entrada dos Agentes de Controle de Endemias e Agentes Comunitário de Saúde. Segundo o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Luciano Antunes, “apesar do número de recusas parecer baixo, isto representa um perigo para a população do entorno”.
“Os agentes de Controle de Endemias não têm a função de multar, mas sim de orientar os cidadãos sobre como evitar criadouros do mosquito nas residências. Quando um morador se recusa a receber essas informações e a visita das equipes anti-Aedes, significa que pode haver focos do mosquito no local. Considerando que cada fêmea pode colocar por volta de 1,5 mil ovos durante sua vida, já dá pra imaginar o estrago que esse 1,5% de casas, potencialmente com focos de Aedes, pode causar na comunidade”, comentou.
Os agentes da Prefeitura podem ser facilmente identificados pela população porque usam uniforme, crachá, são transportados por veículos oficiais com o adesivo do brasão da cidade e estão sempre em duplas.
MUTIRÃO NO MATÃO
Para ajudar no combate, a Prefeitura de Sumaré, com apoio financeiro do Governo do Estado de São Paulo, realiza neste sábado, dia 19 de março, em bairros da Região do Matão, mais uma força-tarefa anti-Aedes aegypti. A ação da Prefeitura é promovida por meio da Vigilância Epidemiológica e da Rede de Atenção Básica à Saúde.
Na primeira ação, realizada no último dia 12, foram visitadas 818 casas. A mesma força-tarefa será realizada também no dia 26 de março. O cronograma de trabalho pode sofrer no caso de chuvas muito fortes.
Além dos mutirões aos sábados, o trabalho destas mesmas equipes continua normalmente durante a semana, em todas as regiões da cidade. Ou seja, a atuação aos sábados é um “reforço” importante no cronograma de ações de combate ao mosquito transmissor dos vírus destas doenças.
A ação tem como objetivo vistoriar os quintais e orientar e reforçar junto aos moradores as formas de prevenir a proliferação do mosquito, entregar panfletos informativos, vitoriar os imóveis e aplicar larvicida biológico caso necessário. Oito de cada dez criadouros do mosquito estão dentro das casas e quintais das pessoas.
A Região do Matão foi priorizada para esta ação em parceria com o Estado pelo elevado Índice de Densidade Larvária verificado em pesquisa de campo, de 5,5 – o Ministério da Saúde preconiza que esse índice deve estar abaixo de 1,0, ou seja, menos de um criadouro a cada 100 imóveis vistoriados.
NÚMEROS
Segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado esta semana pela Secretaria de Saúde, Sumaré registra 94 casos confirmados de dengue no ano até o momento, com 659 aguardando resultado – uma redução de 98,6% com relação ao mesmo período do ano passado. No mesmo momento do ano passado (até a 11ª semana de 2015), eram 6.858 Casos positivos na cidade.
Sumaré registra também um caso positivo de zika neste ano, e outros 15 aguardam confirmação. Já em relação à chikungunya, são cinco exames aguardando confirmação, mas nenhum caso positivo até o momento.
Galeria de mídia desta notícia
Fique Sabendo promove testagem rápida de HIV e Sífilis
Projeto Dignamente segue em novembro com novas palestras sobre autocuidado e saúde mental
Projeto 100% Saúde reforça cuidados com o corpo e a mente em novembro
Campanha de doação na Clínica Moutonnée coleta 116 bolsas de sangue
Veneno da aranha armadeira mostra potencial no combate a tumores cerebrais
Monte Mor inicia Campanha Outubro Rosa com oferta gratuita de mamografias
Outubro Rosa: Salto receberá a Carreta da Mamografia entre os dias 14 e 25/10
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.