Publicado em 07/03/2025 às 11h08 Salto Saúde
Foto: Divulgação
Entidades médicas encaminharam à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) um parecer solicitando a ampliação da faixa etária para a mamografia de rastreamento, abrangendo todas as mulheres entre 40 e 74 anos. O documento busca modificar os critérios adotados pela ANS para a certificação de planos de saúde no novo programa de valorização das boas práticas no tratamento do câncer.
A ANS abriu uma consulta pública em dezembro do ano passado para receber sugestões sobre o programa e divulgou uma cartilha preliminar com diretrizes para os planos de saúde que desejarem obter a certificação. No entanto, a proposta gerou críticas, especialmente em relação ao critério de rastreamento organizado, que prevê a convocação de usuárias para exames periódicos, mesmo sem sintomas.
Atualmente, a cartilha segue as diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que recomendam a realização da mamografia a cada dois anos para mulheres entre 50 e 69 anos. Entretanto, especialistas argumentam que essa recomendação exclui uma parcela significativa da população.
Após os protestos, a ANS concedeu um prazo de um mês para que as entidades médicas apresentassem evidências científicas sobre a necessidade da ampliação da faixa etária. O parecer, elaborado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Sociedade Brasileira de Mastologia e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, foi entregue na última semana.
O documento destaca que, em 2024, 22% das mortes por câncer de mama no Brasil ocorreram em mulheres com menos de 50 anos, enquanto 34% das vítimas tinham mais de 70 anos. Diante desses dados, as entidades defendem que a ampliação do rastreamento pode contribuir para diagnósticos mais precoces e melhores chances de tratamento.
A ANS ainda deve analisar as contribuições antes de definir a versão final das diretrizes para certificação dos planos de saúde.
Galeria de mídia desta notícia
Novembro Azul incentiva prevenção do câncer de próstata em Monte Mor
Dia Mundial do Diabetes reforça importância da prevenção e do cuidado contínuo
Saúde lança plataforma "Minha Diabetes" durante Summit sobre Bem-Estar e Saúde no Trabalho
Fique Sabendo promove testagem rápida de HIV e Sífilis
Projeto Dignamente segue em novembro com novas palestras sobre autocuidado e saúde mental
Projeto 100% Saúde reforça cuidados com o corpo e a mente em novembro
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.