Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Empreendedores criativos lançam aplicativo de tour sonoro no Centro Histórico de Curitiba

Curitiba AudioWalk estará disponível para download gratuito (Android e iOS)

 Publicado em  11/06/2014 às 03h00  Brasil  Copa do Mundo


“Curitiba como você nunca ouviu”: este é o ponto de partida do Curitiba AudioWalk, aplicativo idealizado pela sound designer Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo, e desenvolvido em parceira com a empresa PepperBox Studio. O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura, cujo objetivo é apresentar a riqueza e diversidade cultural do país para brasileiros e estrangeiros durante a Copa, sendo o único do Sul do País a ser contemplado no Concurso Cultura 2014, na categoria Patrimônio.

O aplicativo propõe uma caminhada sonora por diversos pontos do Centro Histórico da capital paranaense, com base em pesquisas pessoais e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural deste universo urbano. O uso de fones ligados aos aparelhos com o aplicativo possibilita uma experiência imersiva pelas ruas, praças, monumentos e parques da cidade, como cenário de memória, fatos e histórias do imaginário curitibano.

Uma das memórias reveladas no aplicativo é a da fotógrafa Lina Faria, que desenvolve um trabalho autoral voltado para capturar “o olhar da rua”, do cotidiano do Centro: “me identifiquei com esse projeto, pois eu moro na Barão do Cerro Azul e tenho uma forte relação com a região. Achei bacana o projeto, uma novidade. Bem pertinente. E os produtores e pesquisadores antenados, estão ouvindo pessoas que realmente acompanham o pulsar da cidade, e com isso farão uma boa biografia. Estou curiosa para ver esse sincronizar de funções do olhar, andar e escutar um áudio”, finaliza.

Segundo Yure Lobo, que já desenvolve trabalhos de consultoria relacionados a roteirização turística, “o projeto busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística, por meio de novas mídias e processos sociais. O conteúdo é rico e baseado em diversos pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade. É uma maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, além de contribuir para a valorização do seu patrimônio material e imaterial”.

Para Lilian Nakahodo, que pesquisou sobre o tema durante seu mestrado em Teoria, Criação e Estética Musical na UFPR, a caminhada sonora na rua possibilita uma experiência singular, como forma de ampliar a percepção de um lugar: “é uma maneira acessível e rica de mobilidade, que propicia encontros inesperados e infinitas possibilidades de acontecimentos. Os fones, neste caso, não alienam o ouvinte à realidade do seu entorno. Pelo contrário, procuram integrá-lo ao espaço urbano.”

Esse tipo de audioguia surgiu no início dos anos 2000, em destinos internacionalmente consolidados do turismo, como Nova York, Paris e Berlim, mas, no Brasil, ainda é novidade. "Os audioguias existentes no país se detêm em uma abordagem mais descritiva e informativa, ao invés de explorarem uma narrativa mais imersiva e envolvente", ressaltam os criadores.

O formato, inédito na cidade, será lançado durante a Copa, mas ficará disponível por tempo indeterminado. Para fazer o tour audioguiado é preciso baixar o aplicativo em um dispositivo móvel, como o smartphone, tabletes e utilizar fones de ouvido O passeio sonoro, com duração aproximada de 1h30 é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora. São 14 trechos sonoros, identificado em um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização.

Para baixar:

O download do aplicativo (Android e iOS) é gratuito. Basta procurar pelo nome Curitiba AudioWalk.  A dica é usar internet de alta velocidade para o 1º download, bem como um uso exploratório do aplicativo para que carregue todas as funções. Feito isso poderá ser utilizado normalmente de forma off-line, pois todo o conteúdo já estará carregado.

Equipe/Ficha Técnica:

Criação e Produção:

Pesquisa e conteúdo:

 

Desenvolvedor:

Design:         

Desenho de Som:

Textos e roteiro:

Narração:

Fotografias:

 

Captação e edição de Áudio:

Mixagem:

Masterização:

Tradução:     

Revisão (inglês):

Assessoria de Comunicação:     

Financiamento:

Yure Lobo e Lilian Nakao Nakahodo

Lilian Nakao Nakahodo, Michelle Pucci, Ricardo Schmitt Carvalho e Yure Lobo

Ernesto Araújo e Rodrigo Carrapeiro

Gabe Fontes

Lilian Nakao Nakahodo

Ricardo Schmitt Carvalho

Michelle Pucci

Lina Faria, Lilian Nakao Nakahodo, Michelle Pucci, Ricardo Schmitt Carvalho e Yure Lobo

Lilian Nakao Nakahodo

Alexandre Rogoski e Lilian Nakao Nakahodo

Alexandre Rogoski (Estúdio OffBeat)

Paulo Laboissiere e Ricardo Schmitt Carvalho

Paulo Laboissiere

Inês Dumas

Ministério da Cultura (Concurso Cultura 2014)

 






















Principais características do aplicativo:

·      Gratuito

·      Português/Inglês

·      Utiliza tecnologia de localização.

·      Permite o uso a partir de qualquer localização.

·      Cerca de 60 minutos de áudio, com histórias e curiosidades sobre o Centro Histórico de Curitiba.

·      Mapa interativo, com informações e imagens sobre os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Curitiba.

·      Conteúdo completo disponibilizado offline.

·      Compartilhamento com redes sociais.

·      Trajeto de aproximadamente 3.250 metros

·      Duração aproximada do percurso: 1hora e 30 minutos.

 

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM