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Educação Municipal de Indaiatuba tem o melhor Ideb do Estado de São Paulo

Classificação considera índice dos municípios com mais de 200 mil habitantes; cidade é décima no Brasil

 Publicado em  16/08/2024 às 09h50  Indaiatuba  Educação


Alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba

Alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba
Foto: Divulgação / PMI

DA REDAÇÃO
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Indaiatuba é o primeiro município no Estado de São Paulo e o décimo do Brasil com melhor Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. Na edição 2023 do indicador, a Educação da Rede Municipal conquistou o índice de 7.3, 0.6 acima do Ideb de 2021. Todas as unidades escolares da rede superaram o Ideb nacional (6.0) e o estadual (6.5).

O indicador foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, 14 de agosto.

O prefeito Nilson Gaspar celebrou o índice da primeira avaliação nacional em larga escala após o período da pandemia de Covid-19. “A Educação de Indaiatuba está de parabéns, porque este Ideb mostra que o município está conseguindo recuperar o tempo de aprendizagem que foi perdido durante a pandemia. Essa recuperação só foi possível porque temos um corpo docente bem formado e comprometido em manter a qualidade do ensino oferecido pelo município”, afirmou.

“Temos uma rede de ensino muito bem estruturada, nossas escolas oferecem uma excelente infraestrutura, equipadas com os mais modernos recursos de tecnologia, tudo para reforçar o processo de aprendizagem de nossas crianças”, reforçou. “Os investimentos continuam e nosso objetivo é melhorar cada vez a formação de nossas crianças, porque queremos formar cidadãos preparados para o mundo. Os números são apenas consequência desse trabalho”.

O professor Eddie Rafaeta, secretário municipal de Educação, comemorou o resultado. “Nossa rede alcançou 7.3 no Ideb, que é um resultado muito significativo. A educação melhorou 0.6 em relação a anterior, o que é muito importante. Significa que estamos conseguindo recompor a aprendizagem de nossas crianças, que passaram dois anos muito difíceis durante a pandemia. Agradeço os quase três mil profissionais de Educação, que atuam todos os dias em prol da aprendizagem de nossos alunos. O 7.3 mostra que eles estão de novo aprendendo e eu estou muito feliz com isso”, destacou.

Estado

De acordo com o indicador, São Paulo alcançou 6,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,2 pontos abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, São Paulo alcançou 5,4 pontos e o ensino médio registrou 4,5 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado em todas as etapas de ensino. 

Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância do MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. “Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos”, ressaltou.

Indicador

O Ideb é um indicador de desempenho da educação básica divulgado a cada dois anos pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação, e relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes na Prova Brasil nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e a taxa de aprovação. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

Criado em 2007, o Ideb representa a iniciativa de reunir em um só indicador, dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

 

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  • Alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba

    Alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba
    Foto: Divulgação / PMI

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