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Educação Integral em Fortaleza: Evolução, Desafios e o Programa Integração UECE

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 Publicado em  16/10/2025 às 13h18  Brasil  Educação


Como secretário municipal da Educação de Fortaleza, tenho a responsabilidade e o orgulho de conduzir uma política que se tornou referência nacional: a educação integral. Esse caminho começou a ser fortalecido com o Programa Aprender Mais, instituído em 2018 e atualizado em 2025, que reúne modalidades como Aprender Mais Escola, Escola Areninha, Pró-Técnico e Integração. Por meio delas, ampliamos a jornada escolar, fortalecemos aprendizagens essenciais e construímos novas oportunidades para milhares de crianças e adolescentes.

Com esse esforço, já colhemos ganhos significativos: maior permanência e engajamento dos estudantes, redução da distorção idade-ano e valorização do protagonismo juvenil. Observamos também avanços importantes na equidade educacional, com crianças e adolescentes de áreas vulneráveis tendo acesso a oportunidades que antes estavam restritas a poucos. Esses resultados mostram que a política não é apenas um investimento de tempo, mas uma estratégia eficaz para ampliar aprendizagens, elevar a autoestima das comunidades escolares e fortalecer o papel social da escola pública.

O passo mais ousado dessa caminhada é o Programa Integração UECE, lançado em maio de 2025. Pela primeira vez, estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal vivenciam experiências acadêmicas dentro da universidade, em trilhas que abrangem Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Artes, Esporte e Cidadania. Como afirmei no lançamento: “pela primeira vez, alunos da escola pública, do Fundamental 2, vêm estudar dentro da universidade, e sem ter que passar por uma seleção. São 1.500 alunos das escolas do entorno da UECE”. Esse gesto rompe barreiras históricas, democratiza o acesso ao espaço acadêmico e aproxima a juventude do ensino superior.

Entretanto, reconheço que ainda temos desafios. Precisamos garantir infraestrutura e logística adequadas para expandir a experiência a outros distritos; realizar avaliações pedagógicas e socioemocionais contínuas, lembrando, como destaca Morin, que educar é lidar com a complexidade humana; assegurar a sustentabilidade financeira para manter e ampliar as parcerias; e estender a experiência a instituições como UFC e IFCE. Freire nos lembra que educar é formar sujeitos críticos capazes de transformar o mundo, e Nóvoa reforça que políticas sólidas são aquelas que integram múltiplas dimensões sociais.

Fortaleza prova que educação integral não é apenas aumentar o tempo escolar, mas criar ecossistemas educativos que unem escola, comunidade, cultura, esporte e universidade. O Integração UECE simboliza um novo marco: apostando na democratização do saber e no protagonismo juvenil. Trata-se de uma política inovadora, que pode servir de inspiração replicável para outras redes do país e reafirma Fortaleza como referência nacional em educação integral. Seguiremos firmes para que esta política inspire o Brasil e consolide Fortaleza como exemplo de que é possível transformar vidas pela educação.

Antônio Idilvan de Lima Alencar Secretário Municipal da Educação de Fortaleza

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