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Divergência de dados na CPFL pode deixar famílias fora da Tarifa Social

Programa beneficia pessoas de baixa renda e concede descontos de até 65% na conta de energia

 Publicado em  23/06/2023 às 14h34  Itu  Economia


Atualmente mais de 4 mil famílias de Itu são beneficiadas com a Tarifa Social

Atualmente mais de 4 mil famílias de Itu são beneficiadas com a Tarifa Social
Foto: Divulgação

Da Redação

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A CPFL Piratininga tem quase 10 mil clientes em Itu que são beneficiados pela Tarifa Social, que concede desconto de até 65% na conta de energia a consumidores de baixa renda. Entretanto, a distribuidora estima que um pouco mais de 3 mil famílias sejam elegíveis ao programa. Isso porque os dados no Cadastro Único (CadÚnico) estão desatualizados ou divergentes em relação às informações constantes na conta de energia.

É através do CadÚnico que a CPFL Piratininga qualifica automaticamente os clientes para a Tarifa Social. O diretor comercial das distribuidoras CPFL Energia, Rafael Lazzaretti explica quais podem ser as divergências. "Algumas vezes, o beneficiário inscrito no CadÚnico não é o mesmo integrante da família que aparece como titular da conta de energia. Outras vezes, o nome não está escrito da mesma forma nas duas plataformas ou o consumidor possui um endereço no cadastro do governo e outro no sistema da distribuidora de energia. Essas são algumas das divergências que impedem a qualificação automática do cliente para o benefício".

Para que o programa de descontos possa contemplar mais famílias, é preciso que as famílias cadastradas no CadÚnico atualizem as informações.

Programa

O programa Tarifa Social de Energia Elétrica concede descontos que variam de 10% a 65%, de acordo com a faixa de consumo. 

São elegíveis ao benefício, portanto: Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha entre seus integrantes portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) e necessite fazer tratamento, procedimento médico ou terapêutico com uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam de energia elétrica; Família indígena ou quilombola inscrita no CadÚnico; Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), nos termos dos artigos 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

Para se cadastrar no CadÚnico ou para atualizar dados cadastrais, basta procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.  

Em caso dúvida sobre a Tarifa Social, os clientes também podem entrar em contato com a CPFL. 

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