Publicado em 30/04/2020 às 14h15 Jundiaí Educação
Da Redação
Alunos e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Gestão de Negócios e Inovação do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), em Jundiaí, estão desenvolvendo uma série de atividades direcionadas à comunidade, como forma de auxiliar no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus. As iniciativas envolvem conhecimentos relativos às áreas de formação, integrando informação e entretenimento, sob a coordenação da Agência Experimental Buzz.
As ações estão sendo desenvolvidas independentemente das atividades das disciplinas, que continuam sendo oferecidas regularmente, de forma remota, possibilitando, assim, que os alunos apliquem o aprendizado. “Nosso objetivo é contribuir com a sociedade, indo além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Tivemos o cuidado de desenvolver atividades que não fossem atreladas à nota ou à aprovação, para incentivar a solidariedade e o engajamento espontâneo”, explica o coordenador dos cursos, Antônio Vallini.
Coordenado pelos professores Helena Navarette e Duílio Fabbri Júnior, o projeto “Ouvindo Histórias” consiste na produção de podcasts com narrativas infantis, elaboradas por alunos e por pessoas da comunidade. Os textos devem ser inéditos e enviados para o e-mail [email protected]. Depois de avaliados, são transformados em linguagem radiofônica, gravados e compartilhados com a comunidade pelas redes sociais.
Já o projeto “Falatório do Bem”, sob a coordenação da professora Verena Carla Pereira e participação da professora Cláudia Hespanha, tem como objetivo reunir, em um vídeo divertido, no formato que lembra um telejornal, apenas notícias positivas diante do caos provocado pela pandemia e pelo isolamento social. Os vídeos são produzidos semanalmente e disponibilizados nas páginas do curso nas redes sociais, como o Facebook (https://www.facebook.com/ComunicaInovaUniAnchieta/) e o Instagram (https://www.instagram.com/comunicainova_unianchieta/).
Com o “Fotografia At Home”, coordenado pelo professor Roberto Polezi, a proposta é produzir imagens sobre como as pessoas estão vivenciando e se adaptando durante o isolamento social. As imagens são postadas nas redes sociais com a hashtag #unianchietaathome e a participação é aberta à comunidade. O intuito é que, com o compartilhamento, possam surgir novas inspirações, sentimento de pertencimento e a minimização da sensação de solidão, principalmente, diante de imagens que retratem saídas criativas e inovadoras para as necessárias adaptações do dia a dia.
Além dessas ações, professores e estudantes estão envolvidos na divulgação de campanhas de arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e artigos de uso pessoal para pessoas em estado de vulnerabilidade. “Nossas atividades fazem a relação indissociável entre ensino, pesquisa e extensão, que é base do Ensino Superior no Brasil. Além disso, contribuímos com a formação dos alunos e, principalmente, com a sociedade nesse difícil momento”, comenta a professora Gabriela Rigotti, gestora da Agência Buzz ao lado do professor Roberto.
Galeria de mídia desta notícia
Fiec abre Processo Seletivo para professores do Programa Educação Profissional Paulista (EPP)
Fiec abre concurso público para professor de ensino técnico em Enfermagem
Indaiatuba recebe palestra gratuita com Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos
Cartilha inédita orienta como identificar e denunciar violência contra pessoas com deficiência
COMO AS PESSOAS SE TORNAM RACISTAS
INCLUSÃO TOTAL NAS ESCOLAS, ESTAMOS OU NÃO NO CAMINHO CERTO?
Já ouviu falar em Ansiedade Matemática?
As profissões na era digital
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.