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CPFL Piratininga investe R$ 3,5 milhões na rede elétrica de Indaiatuba

Os investimentos são direcionados para tornar o sistema elétrico do município mais robusto e confiável

 Publicado em  01/12/2017 às 13h17  Indaiatuba  Cidades


A distribuidora investiu R$ 801 mil em ligação de consumidores na área urbana e rural

A distribuidora investiu R$ 801 mil em ligação de consumidores na área urbana e rural
Foto: Imprensa – CPFL

A CPFL Piratininga, distribuidora da CPFL Energia investiu R$ 3,5 milhões na modernização, manutenção e expansão de seu sistema elétrico no acumulado do ano até setembro de 2017 em Indaiatuba. 
A distribuidora investiu R$ 801 mil em ligação de consumidores na área urbana e rural, por meio da instalação de novos medidores e extensão da rede elétrica. Isso possibilitou o acréscimo de 1,885 mil novos consumidores no município ao longo de 2017 até setembro.
Em manutenção e melhorias, foram investidos aproximadamente R$ 1,7 milhão. Deste montante, a concessionária destinou R$ 1,17 milhão em ações como manutenção programada ou emergencial, substituição de transformadores e plano de manutenção. Por sua vez, os investimentos em melhoramentos nas redes primária e secundária e instalação de novos equipamentos somaram mais de R$ 561 mil.
 A CPFL Piratininga segue no desenvolvimento de projetos especiais, os quais consistem em planos de modernização das redes de transmissão e distribuição e em projetos focados em smart grid (redes inteligentes). Para essas ações, a distribuidora dedicou em torno de R$ 800 mil de investimento.
Para suportar o crescimento do mercado e garantir a qualidade dos serviços, a distribuidora ainda investiu outros R$ 154 mil em ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão e em adequação de capacidade da rede de distribuição, tornando o sistema elétrico da região mais flexível e robusto.

Investimento
No acumulado de 2017 até setembro, a CPFL Piratininga aplicou R$ 141,2 milhões, crescimento de 48,6% na comparação com igual período do ano passado. CPara 2017, a previsão da companhia é investir R$1,895 bilhão nos 679 municípios atendidos por suas distribuidoras.
Em média, os clientes da concessionária ficaram 8,44 horas sem energia durante em 2016, o terceiro menor índice interrupção do Brasil, de acordo com o regulador. A frequência das interrupções foi de 3,97 vezes, o mais baixo do País.

Conta de luz deve cair em dezembro
No mês de dezembro as contas de luz terão uma baixa nos preços, pois a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) alterou a bandeira tarifária vigente, passando da bandeira patamar 2 para o patamar 1.
O anúncio da mudança na cobrança foi feito na última segunda-feira, dia 27. Com isso, o custo para cada 100 kWh (quilowatts-hora) de consumo decai de R$ 5 para R$ 3.
O patamar 2 da bandeira vermelha vigorava desde outubro, tarifa mais cara prevista na distribuição das bandeiras, que implica a cobrança de taxa extra nas contas de luz. Em setembro, vigorou na bandeira amarela, que aplicou uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh.
De acordo com o governo, a situação dos reservatórios ficou mais crítica em outubro, portanto, a bandeia havia mudado diretamente da amarela para o segundo patamar da vermelha.
Para o comitê, o cenário é de acompanhamento da evolução “considerando as chuvas previstas nos próximos dias em grande parte do país.” Para o período de 15 a 30 dias, a previsão é de chuvas relativamente próximas à média histórica no Sudeste, Centro-Oeste e no centro-norte da região Sul.
De acordo com a Aneel, houve uma ligeira melhora na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas. A agência disse ainda que, embora não haja risco de desabastecimento, é preciso reforçar as medidas para evitar o desperdício de energia.

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  • A distribuidora investiu R$ 801 mil em ligação de consumidores na área urbana e rural

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    Foto: Imprensa – CPFL

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