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CPFL Piratininga busca mais de 1.700 clientes com direito à tarifa social

Empresa faz busca ativa para localizar beneficiários, que podem ter problemas na documentação

 Publicado em  05/08/2022 às 11h20  atualizado em 05/08/2022 às 11h37 - Indaiatuba  Cidades


Denise Katahira

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A CPFL Piratininga está fazendo uma busca ativa de possíveis beneficiários em Indaiatuba que podem ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício dá descontos de até 65% na conta de luz.

O objetivo é ampliar a base de famílias cadastradas, já que os descontos da Tarifa Social podem ser grandes aliados em situações de dificuldades financeiras.

De acordo com dados da CPFL, atualmente há 5.721 mil clientes de Indaiatuba cadastrados na Tarifa Social. No entanto, a estimativa da companhia indica que este número pode chegar a cerca de 7.446 mil clientes

Segundo a companhia, os beneficiários que têm direito, porém ainda não estão cadastrados podem estar com divergência de dados do Cadastro Único e da CPFL.

Busca ativa

Uma das formas de beneficiar mais clientes é através de parcerias firmadas com Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além dos órgãos das prefeituras responsáveis pelo cadastro e atualização de dados do CadÚnico. Assim, o cadastro no benefício pode ser realizado, permitindo que os descontos sejam aplicados automaticamente e ajudem as famílias, inclusive, a conseguirem manter suas contas em dia.

Porém, para que o desconto seja concedido, é preciso que o cliente tenha exatamente as mesmas informações no cadastro de programas sociais do governo federal - o critério básico para a concessão da tarifa social - e na base de dados da companhia de energia. Isso inclui nome completo sem erros ou abreviações, números de documentos como CPF, RG e NIS, além do endereço. O primeiro passo, então, é se certificar de que os dados do CadÚnico ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da conta da CPFL estão compatíveis.

Ajuda do Cras

Para isso, o Cras mais próximo pode ser consultado, segundo a companhia.

“A CPFL está trabalhando com as prefeituras a fim de que, juntas, possam identificar clientes que têm direito à Tarifa Social e ainda não recebem. Por estar mais próximo das famílias e acompanhar muitas delas, o Cras é nosso ponto focal, também por ser a porta de entrada de muitas demandas sociais nos municípios. Queremos que todos os clientes que tenham direito ao desconto da Tarifa Social de fato recebam esse benefício”, comenta Rafael Lazzaretti, diretor comercial das distribuidoras da CPFL Energia.

Beneficiário precisa ter condições especiais

Tem direito à Tarifa Social a família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo nacional; idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, nos termos dos arts. 20 e 21 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993; família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Os descontos para beneficiários da Tarifa Social são cumulativos e variam de acordo com os quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês. Nos primeiros 30 kWh, o desconto é de 65%, reduzido para 40% no intervalo entre 31 e 100 kWh e 10% entre 101 e 220 kWh ao mês.

Empresa faz cadastro automático de clientes

O diretor comercial das distribuidoras da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti, afirma que o cliente que for titular da conta de energia não precisa ir a uma agência ou entrar em contato com a CPFL. “Todo o trabalho de busca aos beneficiários é feito pela CPFL, que cruza os dados do Ministério da Cidadania com sua base de clientes para conceder o direito da Tarifa Social”.

Porém, ele alerta que ainda que o cliente esteja no CadÚnico. Em algumas situações este cadastramento não é possível de forma automática. Os casos mais comuns, que impactam na não concessão do benefício de maneira automática, são: Titular da conta de energia não ter seu CPF no Cadastro Úni-co, do Governo Federal; morador de baixa renda que sequer procurou o Cras para fazer o CadÚnico; dados divergentes entre os dois cadastros, como nome ou endereço; unidade consumidora não estar cadastrada como residencial.

Em caso de qualquer dúvida sobre a Tarifa Social, os clientes também podem entrar em contato com a CPFL Piratininga pelos canais de atendimento. Contato pode ser feito pelo 0800 010 2570, aplicativo CPFL Energia ou pelo site www.cpfl.com.br.

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