Publicado em 28/07/2023 às 09h10 Indaiatuba Educação
73% dos alunos que tiveram aulas integradas de matemática e música tiveram desempenho melhor
Foto: Divulgação
Flávia Girardi
Matemática. Para muitas crianças e adolescentes essa matéria é motivo de tensão e medo. Mas, pesquisa da Universidade Antalya Belek, na Turquia, revelou que, se o ensino for aliado à música, as coisas podem ser diferentes. O estudo reuniu dados de 78 mil jovens, desde alunos do jardim de infância até estudantes universitários em todo o mundo e indicou que a música, pode ter um efeito especialmente benéfico no ensino de aritmética básica.
A revisão selecionou jovens que participaram de três tipos de intervenção musical. A primeira foi uma aula típica de música, na qual as crianças cantam, ouvem e compõem músicas. A segunda foi uma intervenção musical instrumental, em que as crianças aprenderam a tocar instrumentos musicais individualmente ou em banda. E por último, uma intervenção musical-matemática, em que a música foi integrada nas aulas de matemática.
Os estudantes que fizeram provas de matemática antes e depois de participarem das intervenções tiveram as notas comparadas. Os que tiveram a música aliada ao ensino se saíram melhor em matemática ao longo do tempo. Cerca de 73% dos alunos que tiveram aulas integradas tiveram desempenho significativamente melhor do que as crianças que não tiveram nenhum tipo de intervenção musical.
O professor de matemática e músico, Fernando Barnabé, em sua tese de mestrado na USP, trabalhou a relação do ensino interdisciplinar música X matemática em sala de aula sob os aspectos rítmicos e melódicos. “Cada vez mais professores buscam abordagens para encantar e conquistar os alunos, para que estes não sejam simples máquinas de calcular, dividir ou passar no vestibular”. Rodrigo descreve que essa relação entre musicalidade e números existe desde a antiguidade, quando Pitágoras (585 a.C a 500 a.C), grande filófofo grego e matemático observou relações matemáticas entre intervalos musicais produzidos por notas de um instrumento chamado monocárdio. Em todas as épocas do ensino de matemática, Rodrigo argumenta que é possível usar a música para ajudar no aprendizado de frações, operações básicas, diferenciação entre razão e fração e até divisões.
Para a professora de música de Indaiatuba, Nayara Rodrigues, a música ajuda muito na aprendizagem. “Ela facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico”, destaca.
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