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Comissão da SP-075 encerra ano com avanços em melhorias viárias

Além da instalação de radares, outras medidas devem ser implementadas logo no início de 2026

 Publicado em  20/12/2025 às 08h00  Indaiatuba  Cidades


Entre 1º de janeiro e 3 de dezembro, foram registrados 1.432 acidentes

Entre 1º de janeiro e 3 de dezembro, foram registrados 1.432 acidentes
Foto: Divulgação

A Comissão de Representação da SP-075, criada pela Câmara Municipal em agosto para propor melhorias na Rodovia Santos Dumont, encerra 2025 com avanços importantes obtidos junto ao governo do Estado e à concessionária responsável pelo trecho, a Via Appia. Além da instalação de radares para coibir o excesso de velocidade, outras medidas devem ser implementadas já no início do próximo ano, com objetivo de aumentar a segurança viária.
No último dia 11, a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) anunciaram novos investimentos para a rodovia.

Entre as ações previstas estão a liberação da terceira faixa no trecho entre Campinas e Itu, o início do recapeamento total no primeiro semestre de 2026 e a instalação de proteção na passagem de pedestres na entrada do Distrito Industrial.
A presidente da comissão, vereadora Clélia Santos, avalia positivamente os resultados iniciais do trabalho. “Tanto o governo do Estado quanto a concessionária têm demonstrado empenho em melhorar as condições de segurança da Rodovia Santos Dumont”, afirma.

Segundo ela, a atuação da comissão foi decisiva para dar visibilidade aos elevados índices de acidentes registrados na via. “Nossa articulação política foi fundamental para chamar a atenção para esse cenário preocupante”, destaca.
Dados
Dados da Artesp indicam que, entre 1º de janeiro e 3 de dezembro deste ano, foram registrados 1.432 acidentes em toda a extensão da SP-075, resultando em 39 mortes.
Além da presidente, integram o colegiado os vereadores Alexandre Peres, Hélio Ribeiro, Du Tonin, Leandro Pinto e Wilson Índio da Doze. Em setembro, a comissão promoveu uma consulta pública para traçar o perfil dos usuários da rodovia.

Mais de 1,4 mil contribuições foram recebidas, e a maioria dos participantes concordou com a necessidade de redução dos limites de velocidade e com a importância do uso de radares para coibir excessos.

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