Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Com dois encontros nesta semana, Café Filosófico CPFL tem lançamento do livro “Psicanálise – A Clínica do Real” (15/5) e palestra sobre culpa e vergonha (16/5)

O segundo encontro acontece na sexta-feira

 Publicado em  15/05/2014 às 15h35  Campinas  Variedades


O Instituto CPFL promove nesta semana dois encontros do Café Filosófico CPFL. O primeiro, na quinta-feira 15, terá como destaque a prática da psicanálise na atualidade, com palestra e lançamento do livro “Psicanálise – A Clínica do Real” (Editora Manole). O segundo evento, na sexta-feira 16, é uma sequência do módulo “O Sofrimento Humano nos Tempos Atuais” e terá como tema “Culpa e vergonha na atualidade”, com o psicanalista e psiquiatra Julio Verztman.

No encontro de quinta-feira, o psicanalista e médico psiquiatra Jorge Forbes e a psicanalista Claudia Riolfi, organizadores do livro, participam de uma palestra com os autores convidados Elza Macedo, Liége Lise e Luiz Fernando Carrijo da Cunha.

 “Psicanálise – A Clínica do Real” é um passo-a-passo em 570 páginas sobre as quatro etapas do tratamento psicanalítico: a entrada, a condução, as dificuldades de percurso e os finais da análise. Cada unidade é dividida, em média, em oito capítulos. Sob direção de Jorge Forbes, um dos introdutores do pensamento de Jacques Lacan no Brasil, o livro foi escrito por quatorze autores, todos do Campo Freudiano, de orientação lacaniana.

No Café Filosófico CPFL de sexta-feira, Julio Verztman discute as transformações no universo moral contemporâneo e examina os referentes e o modo de experimentar a culpa e a vergonha nos dias atuais. Além de um rápido panorama sobre o assunto em autores que estudam a cultura, o palestrante se deterá nas descrições e hipóteses teóricas da literatura psicanalítica sobre estas duas emoções.

Os dois eventos terão transmissão online no site www.cpflcultura.com.br/aovivo.

 

15/05/14, quinta-feira, 19h
Café Filosófico CPFL, com palestra e lançamento do livro “Psicanálise – A Clínica do Real”, de Jorge Forbes e a Claudia Riolfi (org.)

16/05/14, sexta-feira, 19h
Café Filosófico CPFL: Culpa e vergonha na atualidade, com Julio Verztman

Local: instituto cpfl (rua jorge figueiredo corrêa, 1632, chácara primavera, campinas – sp);
Capacidade:  180 lugares;
Classificação etária: 14 anos;
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h. vagas limitadas;
Informações: instituto cpfl  (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br;

Galeria de mídia desta notícia

Não há fotos e vídeos disponíveis.

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM