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Com alto crescimento LinkedIn se destaca entre as redes sociais

A plataforma já possui mais de 900 milhões de usuários

 Publicado em  27/06/2024 às 17h55  Indaiatuba  Cidades


Importância do LinkedIn vai além do recrutamento e da busca por empregos: saiba como utilizar

Importância do LinkedIn vai além do recrutamento e da busca por empregos: saiba como utilizar
Foto: Freepik

Mayara Piperno

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Desde sua fundação em 2003, o LinkedIn tem se consolidado como a principal rede social voltada para profissionais de todo o mundo. Com mais de 900 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios, a plataforma tem revolucionado a maneira como as pessoas buscam oportunidades de emprego, expandem suas redes de contatos e compartilham conhecimento.

O crescimento do LinkedIn pode ser atribuído a diversos fatores. Primeiramente, a plataforma oferece um ambiente único, focado exclusivamente no desenvolvimento profissional. Diferente de outras redes sociais, o LinkedIn é um espaço onde usuários podem destacar suas habilidades, experiências e realizações de forma organizada e acessível. Isso torna mais fácil para recrutadores e empregadores identificarem talentos que correspondam às suas necessidades.

Usuária da plataforma desde 2012, Anieli Barboni viu a oportunidade de trabalhar com isso e se tornou uma Especialista em Comunicação, Linkedin e Relacionamento com o Cliente. “Desde 2018 que ajudo empresas e pessoas a se posicionarem nessa rede social profissional, e é nítido como o LinkedIn ganhou forças após a pandemia”.  

O LinkedIn tem investido continuamente em novas funcionalidades e ferramentas que aprimoram a experiência do usuário. Recursos como o LinkedIn Learning, uma plataforma de cursos online, e as Páginas de Empresas, que permitem às organizações compartilhar atualizações e interagir com seguidores, têm sido fundamentais para manter a relevância da rede.

 

Importância

A importância do LinkedIn vai além do recrutamento e da busca por empregos. A plataforma se tornou um hub de conteúdo profissional, onde especialistas compartilham artigos, insights e tendências de suas áreas de atuação. Isso fomenta um ambiente de aprendizado contínuo e troca de conhecimento, essencial em um mundo onde as mudanças tecnológicas e de mercado ocorrem em ritmo acelerado.

Para as empresas, o LinkedIn oferece uma vitrine poderosa. Através de anúncios direcionados e campanhas de marketing, as organizações podem alcançar públicos específicos e promover suas marcas de maneira eficaz. Além disso, a análise de dados e métricas fornecidas pela plataforma permite às empresas ajustar suas estratégias com base em insights valiosos.

“As empresas já migraram para o LinkedIn. Tanto quem está buscando novas oportunidades, como empreendedores, devem estar onde seus potenciais clientes ou recrutadores estão. Quem ainda pensa que deve estar no LinkedIn só quando perder o emprego, está deixando oportunidades na mesa. São 75 milhões de brasileiros no LinkedIn, muitos deles da geração Z. Enxergo dois caminhos, ou você começa a usar o LinkedIn hoje (quem não está lá ainda, já está atrasado), ou daqui poucos anos você estará ultrapassado”, ressalta Anieli Barboni.

O futuro do LinkedIn parece promissor. Com a constante evolução do mercado de trabalho e a necessidade crescente de networking e aprendizado contínuo, a plataforma está bem posicionada para continuar sendo um pilar fundamental na trajetória profissional de milhões de pessoas. Seu papel na construção de carreiras e no fortalecimento de comunidades profissionais ao redor do mundo é inegável e certamente continuará a crescer nos próximos anos.

 

Dicas

Tenha em mente que o LinkedIn não é seu currículo. Currículo é sobre quem você foi no passado. LinkedIn é sobre quem você é todos os dias. A Especialista em Comunicação, Linkedin e Relacionamento com o Cliente deu três dicas de como usar a plataforma:

Título: quando o recrutador pesquisa por candidatos, ele busca principalmente pelo nome da vaga aberta, por palavras-chaves e competências. Por exemplo, em uma vaga de Técnico ou Analista em Engenharia de Automação, o recrutador não irá colocar Engenheiro de Automação na busca. Se em seu título tiver apenas o nome da área que está cursando ou se formou, as chances do algoritmo mostrar seu perfil primeiro é menor. Use em seu título sua formação, área de atuação, habilidades, palavras-chaves relevantes em sua área, algo sobre sua experiência, áreas de interesse e que tem conhecimento.

Competências: elas funcionam como palavras-chaves em seu perfil e são divididas em três grupos: conhecimento do setor, ferramentas e competências interpessoais. Pense em todas as habilidades e conhecimento que adquiriu nas matérias da faculdade, cursos, nas atividades que desenvolveu no trabalho.Tudo é uma competência. Atualmente, é possível adicionar até 100 competências em seu perfil e elencar cinco como as principais para se destacarem. Preencha o quanto puder, mas seja verdadeiro.

Conexões: você pode ter o perfil otimizado e perfeito, mas se você tem poucas conexões estratégicas, apenas amigos, professores e colegas de trabalho, tenho uma notícia ruim: você não vai aparecer nas buscas de muitos recrutadores. Isso porque no LinkedIn nossa rede de contatos é formada por conexões de 1º, 2º e 3º grau. Seu perfil não aparece para todo mundo, apenas para quem tem algum grau de conexão com você. “Faça conexões estratégicas. Conecte-se com pessoas do RH, líderes e profissionais da área e empresa em que deseja atuar”, finaliza Anieli Barboni.

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