Publicado em 20/02/2025 às 11h58 Indaiatuba Cultura e lazer
Foto: Divulgação
Há 100 anos, um órgão de tubos vindo da Europa encontrou seu lar na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia. Desde então, esse instrumento tem sido a trilha sonora das celebrações da comunidade, acompanhando momentos de alegria, fé e tradição. Seu som único, comparado a uma orquestra de flautas, emociona e conecta gerações.
Em celebração a este centenário, a Colônia promoverá uma série de concertos comemorativos, homenageando o instrumento e os organistas, além de pessoas envolvidas que tiveram sua marca registrada nessa história.
O primeiro concerto acontece neste domingo, dia 23, às 9h15, quando Henrique Lins, imigrante alemão que auxiliou na montagem do órgão quando era ainda um jovem recém-chegado ao país, será homenegado. O evento é gratuito e aberto ao público.
Seis concertos de música de câmera com órgão serão realizados ao longo do ano, além de uma missa especial com o Coro da Paróquia e uma exposição que acontecerá na Festa da Tradição de Helvetia, nos dias 26 e 27 de julho.
Neste domingo, dia 23, se apresentam Sílvia Pinotti (oboé) e Francisco Amstalden (fagote), ambos da Orquestra Sinfônica de Campinas, junto com Celso Cavalheiro (violino) e Júlio Amstalden (órgão). No repertório, músicas de Bach, Händel, Krebs, Gabrielli e Caldara, com participação do Coro da Paróquia.
A Igreja Nossa Senhora de Lourdes está localizada na Alameda Antônio Ambiel, 817, em Helvetia.
História
A Colônia Helvetia foi fundada em 1888 por imigrantes suíços do cantão de Obwalden, que vieram em dois grandes períodos: o primeiro em 1854 e o segundo ocorrido entre 1880 e 1895. A Igreja Nossa Senhora de Lourdes foi construída entre 1898 e 1899 e foi elevada à categoria de paróquia em 1914.
De modo a continuar as tradições litúrgicas da cultura de origem, a Paróquia encomendou na Alemanha um órgão de tubos de pequenas dimensões, que foi instalado em 1925. A construção ficou por conta da Gebrudern Stehle.
O instrumento tem dois teclados manuais, pedaleira (teclado para os pés) com 32 notas, oito registros reais (oito diferentes timbres combináveis) e projeto fônico baseado na estética organística do século XIX.
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