Publicado em 12/03/2018 às 09h07 Campinas Cidades
Área externa da Ceasa Campinas: 43 aniversário
Foto: Divulgação
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o diretor-presidente da Ceasa Campinas, Wander Villalba, vão anunciar a abertura do processo de licitação para a construção da nova plataforma logística (PL1) do Mercado de Hortifrútis da central de abastecimento, que irá agilizar ainda mais as operações de carga e descarga de produtos. A cerimônia será realizada durante as comemorações dos 43 anos de fundação da Ceasa, nesta terça-feira, dia 13 de março, às 9h, no prédio da Administração da empresa.
A diretoria da Ceasa também irá divulgar o cronograma de eventos e ações para o ano e um balanço do desempenho dos programas sociais sediados pelo entreposto. Além do lançamento do novo píer, a cerimônia em comemoração aos 43 anos da Ceasa também vai contar com a entrega da reforma da recepção do prédio da Administração e o anúncio do novo paisagismo dos jardins de inverno da sede.
Plataforma, água de reuso e sanitários
A nova plataforma visa a melhoria da logística das operações de mercado e será construída numa área de 1.257 metros quadrados, no lado norte ou ímpar do entreposto, próximo ao Galpão Permanente 1 (GP1) e Mercado Livre Central (MLC).
A construção terá infraestrutura moderna semelhante à da Plataforma Logística 2 (PL2) – localizada no lado par ou sul -, inaugurada em junho de 2016, mas com uma novidade: a instalação de um reservatório de água de reuso, para reaproveitamento da água das chuvas coletada no telhado da plataforma. O reservatório terá capacidade para armazenar até 2.350 metros cúbicos de água.
A nova estrutura também vai contar com quatro rampas de acesso para carrinhos e pedestres e mais quatro escadas, além de câmeras integradas à central de monitoramento da Ceasa, para maior segurança dos usuários, e iluminação com lâmpadas de LED, mais eficientes e econômicas.
Além da nova plataforma logística, também serão construídos sanitários centrais, com implantação entre as duas plataformas (PL1 e PL2), e área total coberta de 118 metros quadrados. A edificação contará com banheiros masculino e feminino (com sanitários, lavatórios e chuveiros) e instalações para pessoas com necessidades especiais.
A estimativa para conclusão das obras (PL e banheiros) é de seis meses, a partir da contratação dos serviços. O valor total estimado é de R$ 2,5 milhões, com recursos da Ceasa.
Música e quitutes
O evento em comemoração aos 43 anos da Ceasa vai contar ainda com a apresentação do coral de crianças do Grupo Primavera, entidade de Campinas que é atendida pelo Banco Municipal de Alimentos, e um café da manhã com quitutes com uso integral dos alimentos, preparados por Matusalém Paracelso, cozinheiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, que também atua no Banco de Alimentos - como risoles de casca de banana, coxinha de carne de jaca, torta de banana e sorvete de mandioca.
História
As Ceasas foram criadas na década de 70 pela necessidade de organização e aperfeiçoamento na distribuição de produtos hortifrutigranjeiros. Isso aconteceu porque a população nas cidades cresceu muito após a forte industrialização do país a partir dos anos 50.
Em 1972 o decreto nº 70.502 fundou a Ceasa Campinas e a empresa começou a operar em 1975. Em 1989 a Ceasa Campinas foi municipalizada - a Prefeitura passou a ter o controle acionário da empresa.
A Ceasa Campinas ampliou sua comercialização em 1993, com uma feira de flores e, em 1995, inaugurou o Mercado de Flores, o maior mercado permanente de flores e plantas ornamentais da América Latina.
Hoje a central de abastecimento campineira é referência nacional e é a quarta maior do País, numa área de 500 mil metros quadrados. O entreposto movimenta cerca de 700 mil toneladas/ano em produtos (hortifrutigranjeiros, flores e acessórios).
A central também abriga e ajuda a financiar importantes e premiados programas sociais, como o Banco Municipal de Alimentos, a Alimentação Escolar (merenda) e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA).
Galeria de mídia desta notícia
Diretrizes orçamentárias para 2027 são enviadas para análise da Casa
Plano de Segurança Viária quer reduzir pela metade as mortes
Circuito Mobilidade abre campanha do Maio Amarelo 2026 no município
Defesa Civil interdita prédio e moradores terão de deixar o local
ECA Digital: entenda como a nova lei protege menores na internet
Caminhada Guiada terá edição especial no 34o Maio Musical
Com investimento de R$ 6 mi, Outback chega a Indaiatuba no dia 4
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.