Publicado em 13/03/2026 às 10h57 Indaiatuba Cidades
Rachaduras comprometeram a estrutura das quatro casas
Foto: Divulgação
Por: Flávia Girardi
Quatro casas do bairro Jardim Pau Preto, em Indaiatuba (SP), foram interditadas pela Defesa Civil após apresentarem risco de desabamento. Os imóveis começaram a apresentar rachaduras nas estruturas depois de problemas relacionados à rede de esgoto registrados no início de fevereiro.
De acordo com moradores da região, os sinais de comprometimento nas casas surgiram após um vazamento que teria afetado o solo no entorno das residências. Com o agravamento das fissuras e o risco estrutural apontado pela Defesa Civil, as famílias precisaram deixar os imóveis por segurança.
Nossa equipe de reportagem conversou com um dos moradores atingidos, que preferiu não se identificar. Ele contou que a família foi informada há cerca de 40 dias de que a casa estava comprometida e, desde então, precisou se mudar temporariamente para uma pensão.
Segundo ele, os custos da estadia estão sendo pagos com a ajuda de parentes. Diante da situação, os moradores também decidiram contratar um advogado para buscar orientação jurídica e tentar solucionar o problema.
Em nota, o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Indaiatuba (SAAE) informou que realizou vistoria no local e constatou que a principal causa do problema foi um vazamento na rede interna de esgoto de um dos imóveis.
De acordo com a autarquia, no imóvel localizado na Rua Hércules Mazzoni, a rede interna de esgoto estava desconectada, o que provocou infiltração de efluentes no solo. Essa infiltração teria causado o recalque, ou acomodação do solo, afetando as construções próximas.
Durante a inspeção, também foi identificado um vazamento na rede interna de água em um imóvel situado na Rua João Fonseca Bicudo, nos fundos das residências afetadas. Segundo o SAAE, a falta de estrutura da edificação contribuiu para o recalque do solo na área.
A autarquia informou ainda que foi identificado um entupimento na rede pública de esgoto, situação que pode ocorrer por mau uso do sistema. No entanto, o problema foi prontamente solucionado e não teria sido o responsável pelos danos estruturais nos imóveis.
Como medida preventiva, foram instaladas válvulas de retenção nas ligações das residências envolvidas.
O SAAE ressaltou que a manutenção das redes internas de água e esgoto é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis.
Enquanto aguardam uma definição sobre a situação das casas, as famílias afetadas seguem fora das residências e buscam alternativas para reparar os danos e garantir segurança para retornar às moradias.
Galeria de mídia desta notícia
Junta de Serviço Militar realiza exposição em comemoração ao Dia do Exército Brasileiro
Criarte abre inscrições para novas turmas do curso de Costura e Customização de Figurinos
UniMAX marca presença na edição histórica do Campinas Decor
Reféns do desequilíbrio fiscal
Capacitação no Funssol fortalece autonomia de pacientes da rede de saúde mental de Indaiatuba
Funssol realiza repasse de alimentos e beneficia Organizações Sociais de Indaiatuba
Entrega de óculos beneficia idosos e reforça cuidado com a qualidade de vida em Indaiatuba
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.