Publicado em 04/11/2014 às 08h00 Salto Cidades
A Casa do Servidor da Prefeitura da Estância Turística de Salto completa no dia 27 de outubro, o 1º ano promovendo atividades específicas à qualidade de vida pessoal e profissional dos servidores públicos municipais contabilizando 812 atendimentos voltados à Medicina do Trabalho.
Estes 812 atendimentos foram realizados neste primeiro ano de funcionamento até o dia 27 de outubro, data que marca a inauguração do espaço. Os atendimentos estão divididos em 434 admissões, 67 avaliações gerais, 16 aberturas de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), 95 demissões, 175 retornos ao trabalho, 12 readaptações e 3 encaminhamentos ao INSS.
Quanto à Segurança do Trabalho aquele espaço ofereceu os seguintes treinamentos: EPIS (Equipamento de Proteção Individual) para as Secretarias de Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente com a distribuição dos equipamentos, Proteção Solar - distribuição e orientação quanto ao uso de protetor para todas as secretarias e Riscos Ocupacionais no ambiente educacional.
“Além desses treinamentos de suma importância, iniciamos neste ano na Casa do Servidor, a avaliação da NR 23 (Norma Regulamentadora) do Combate à Incêndios”, destaca a Coordenadora da Casa do Servidor, Aldineide Pinheiro.
Psicoterapia e outras atividades - Também neste ano, 78 servidores passaram por psicoterapia através do Serviço de Atendimento Psicológico que também realizou 54 atendimentos psicotécnicos e treinou 12 grupos através da Escola de Governo e Gestão Pública. No setor de Serviço Social, foram realizados 80 atendimentos internamente e externamente em que a assistente social realizou visitas domiciliares aos servidores afastados.
Entre as atividades gerais promovidas, a Casa do Servidor realizou: entrega de uniformes, Cine terapias; apoio à Campanha Outubro Rosa, evento do Dia das Mães e dos Pais, apoio à Semana de Prevenção de Acidentes, implantação de novos procedimentos de trabalho, melhoria no atendimento através de contratação de novos servidores (1 Técnico do Trabalho e 1 Auxiliar Administrativo).
Recuperação – Recentemente a Secretaria Municipal de Administração divulgou a recuperação de cerca de 85% dos funcionários afastados do trabalho seja por doenças laborais, psicológicas, entre outros motivos. A partir de um trabalho de visitas às residências desses servidores feito por assistentes sociais, 20 das 24 pessoas nessa situação retomaram seus postos de trabalho.
O espaço destinado ao servidor também realizada ações para a recuperação de servidores públicos com problemas com álcool, drogas e diversas doenças, inclusive as causadas pelo desgaste físico. Profissionais como médico do trabalho, assistente social, psicólogo, técnico em segurança do trabalho atuam diariamente nesse local. Além disso, toda a família é envolvida no processo, assim como companheiros de trabalho.
A Casa do Servidor localizada na Rua Monsenhor Couto, 127, Centro, funciona das 8h às 17h, e possui salas de atendimentos específicos, como Medicina e Segurança do Trabalho, atendimentos psicológicos e administração, conta com um médico do trabalho e um médico assistente, uma enfermeira, dois técnicos de segurança no trabalho, uma assistente Social e uma psicóloga.
“A existência deste espaço é de grande importância para a cidade e para os servidores municipais. É aqui que reafirmamos nossa valorização ao trabalho e a vida destes funcionários. Nossa administração busca cada vez mais proporcionar melhorias e qualidade de vida dos servidores, nosso compromisso é com nossa gente”, destaca o Prefeito Juvenil Cirelli (PT).
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