Publicado em 25/04/2024 às 14h03 Indaiatuba Política
Foto: Divulgação
DA REDAÇÃO
Os vereadores deram início na última segunda-feira, dia 23, a analisar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), no dia seguinte à chegada do projeto de iniciativa do Poder Executivo. O texto será analisado inicialmente pela Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. Durante a 10ª Sessão Ordinária do ano, os vereadores apresentaram sete moções e 82 indicações. Sugestões relacionadas à saúde pública e à mobilidade urbana foram as de maior número.
Para o presidente da Câmara, Luiz Carlos Chiaparine, deliberar sobre a LDO é uma das principais decisões que cabem ao vereador tomar durante o ano. “A Lei de Diretrizes Orçamentárias compõe, ao lado do Plano Plurianual (o PPA) e da Lei Orçamentária Anual (a LOA), os instrumentos de planejamento estratégico que, se bem formulados, garantirão o desenvolvimento sustentável do município pelos próximos anos”, ressalta.
Chiaparine destaca que o Regimento Interno estabelece o dia 21 de agosto como data-limite para a deliberação em plenário, que precisa apreciar a matéria em duas sessões.
Tramitação
O vereador Leandro Pinto, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, observa que o Regimento Interno da Câmara estabelece uma tramitação especial às peças orçamentárias. “Tanto quanto o PPA e a LOA, a definição das diretrizes que nortearão a elaboração do orçamento do ano subsequente passa, primeiramente, por apreciação dos membros da Comissão de Finanças os quais, no prazo de 30 dias, emitirão pareceres sobre o projeto e sobre as emendas que vierem a ser apresentadas”, explicou.
Também cabe à Comissão de Finanças assegurar a participação da população na elaboração da LDO. “Para isso, o Regimento Interno determina que, durante os 30 dias em que o projeto de lei é analisado pela comissão, devemos realizar uma audiência pública com ampla divulgação de sua realização e dos meios de como participar dela com comentários, críticas e sugestões”, afirma Leandro Pinto.
A audiência pública será realizada em ambiente virtual no dia 10 de maio, e os munícipes poderão se manifestar sobre as diretrizes propostas pela administração até o dia 17.
Compõem a Comissão de Finanças e Orçamento, além de Leandro Pinto, os vereadores Silene Carvalini (relatora) e Wilson Índio da Doze (vice-presidente).
Diretrizes
No projeto de LDO encaminhado à Câmara, são apresentadas, entre outros pontos, as metas e as prioridades da administração municipal, a estrutura e a organização do orçamento, os mecanismos do equilíbrio entre a receita e a despesa, a Reserva de Contingência, as alterações na legislação tributária municipal, os parâmetros para a elaboração da programação financeira e do cronograma mensal de desembolso e as metas e riscos fiscais.
“O trabalho de planejar por si só é um desafio. As demandas são diversas e há carências em todas as áreas”, ressalta o prefeito Nilson Gaspar na mensagem legislativa, anexada ao projeto de lei. “Os recursos muitas vezes se mostram escassos”, completa.
“Dentre as peças de planejamento, é a LDO a que exige maior atenção quanto ao comportamento das variáveis macroeconômicas como o PIB, a inflação e a taxa Selic para definição das metas fiscais em termos de receita, despesa, dívida consolidada, resultados primário e nominal”, prossegue o chefe do Executivo.
A respeito dos recursos previstos para a execução do orçamento de 2025, a administração municipal conta com uma receita total de R$ 2,198 bilhões, inflação de 3,52% e receita corrente líquida de R$ 1,892 bilhão. O crescimento do PIB municipal previsto é de 2%, mesmo índice estimado para os anos de 2026 e 2027.
“Nossa conduta sempre foi a de agir com prudência, responsabilidade e planejamento, inclusive em momentos críticos”, afirma o prefeito. “Atravessamos diversas crises e períodos turbulentos no passado, sem comprometer as metas fiscais, mantendo o equilíbrio fiscal e pagando todos os nossos compromissos pontualmente”, frisa.
Galeria de mídia desta notícia
Deputado Bruno Lima promove maior ação de atendimentos móveis para animais do Estado de São Paulo
Delegado Bruno Lima vota contra PEC da Blindagem e defende transparência e equilíbrio entre os Poderes
Exclusão imediata de pornografia infantil da internet avança
Indaiatuba institui Plano Municipal da Primeira Infância
Indaiatuba institui Plano Municipal da Primeira Infância
Prefeitura de Monte Mor lança comitê do plano municipal pela primeira infância
Monte Mor firma parceria com Receita Federal e terá unidade de atendimento presencial
Prefeito assina termo de cooperação com o Ciesp do Catálogo das Indústrias 2026
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.