Publicado em 11/06/2022 às 09h12 Capivari Polícia
Lucas Mantovani
Após uma denúncia anônima feita à Defesa Civil, 28 pássaros silvestres foram resgatados de um criadouro ilegal no bairro Cancian, em Capivari. A ação aconteceu na quinta-feira (2) e foi feita com apoio da Guarda Civil e da Diretoria de Meio Ambiente. De acordo com nota enviada pela Prefeitura, os animais estavam com anilhas falsificadas e alguns eram de espécies em extinção, como Pixoxó e Curió.
No local, foi encontrado um homem, que se identificou como o proprietário do espaço. Segundo a Prefeitura, ele autorizou a entrada dos agentes para vasculhar o local. Os animais estavam em uma edícula, junto a uma armadilha que tinha a função de pegar mais pássaros.
O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia e ficará à disposição das autoridades. As aves silvestres foram encaminhadas para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, na cidade de São Paulo.
Ainda em nota, a Prefeitura reforçou o combate a crimes ambientais. “A Prefeitura de Capivari reforça que matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar exemplares da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou em desacordo, é crime ambiental e o autor do crime poderá receber detenção de seis meses a um ano e multa”.
Para denúncias, a orientação é para entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (19) 3492-3186 para o recebimento de orientações. A Diretoria de Meio Ambiente atende pelo (19) 3492-2975. A Guarda Civil atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Projeto discute a legalidade da criação em cativeiro
Desde 2019 segue pelos corredores da Câmara dos Deputados projeto de lei que proíbe a criação de pássaros em gaiolas ou em viveiros domésticos. Se aprovada, a proibição valerá para pássaros de quaisquer espécies, nativas ou exóticas, silvestres ou domésticas.
Para o autor do projeto, o deputado Nilto Tatto (PT-SP), não há mais sentido na criação ou manutenção dos pássaros em jaulas. “O projeto procura avançar mais um passo no sentido do respeito aos animais e do combate ao tráfico de fauna. Assim como a caça não se justifica mais (exceto para algumas populações tradicionais que necessitam dela para subsistência), pássaros engaiolados não fazem mais sentido nos dias modernos”, afirmou
Atualmente, o PL 1487/19 aguarda o parecer do relator, deputado Capitão Augusto (PL-SP), para ir à votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Anteriormente, a proposta já havia sido debatida nas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Galeria de mídia desta notícia
Tragédia familiar: pai mata filho a tiro em residência no Jardim das Nações, em Salto
Perda de controle é registrada na Rua Embirá, ao lado do Terminal Rodoviário
Capotamento é registrado após colisão na Rua 11 de Junho, no Centro
GCM flagra dupla por pichação em pontilhão no km 62 da rodovia
Elias Fausto integra grupo de cidades paulistas sem homicídios
Monte Mor lança aplicativo inédito da GCM de forma digital em tempo real
Fuga desastrada: ladrão ateia fogo em carro após atolar veículo com objetos furtados de chácara
Mulher morre após desabamento de muro na Vila Martins, em Salto
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.