Publicado em 04/07/2024 às 16h12 Indaiatuba Educação
Foto: Divulgação
DA REDAÇÃO
O 2º Seminário Luso-Brasileiro de Educação e Tecnologia, organizado pela Amador Maker, aconteceu de 11 a 14 de junho em Aveiro, cidade na costa oeste de Portugal.
Este evento reuniu professores, especialistas e convidados para discutir e desenvolver estratégias de políticas públicas educacionais que possam acelerar o aprimoramento da educação no Brasil e em Portugal, com ênfase nas metodologias ativas e práticas interdisciplinares.
Durante o seminário, foram realizadas palestras, atividades interativas e uma visita à HFA, empresa especializada na montagem e teste de equipamentos eletrônicos e de telecomunicações, que também é parceira na fabricação das placas Amador Board.
Um dos palestrantes foi o Dr. Pedro Pombo, formador de professores para aprendizagem das STEAM e coordenador da Escola Ciência Viva de Aveiro e da Estratégia Municipal de Educação STEAM, numa rede de 48 escolas de Aveiro. Além disso, é professor no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e National Node do International Day of Light, iniciativa mundial gerida pela UNESCO.
“Esta parceria entre Amado Maker e a Fábrica de Ciência Viva em Aveiro é muito positiva e uma grande oportunidade para ambas as partes. Trocamos ideias, partilhamos experiências, materiais, conhecimento, know how e isso enriquece as equipes educativas de ambos. Um ganho positivo que vai ter impacto na educação Maker, porque este é o nosso trabalho: atuar junto das famílias, escolas e professores”, destacou.
O Éliton Meireles, diretor do NuPIC, compartilha sua visão sobre a importância do 2º Seminário Luso-Brasileiro. “O evento continua um processo de formação da empresa, sendo parceira da gestão pública e da academia. A Amado Maker incentiva uma transição, uma conexão importante da educação brasileira, trazendo parceiros importantes e fomentando novos. Vislumbramos grandes parcerias e estamos otimistas com o que vem por aí”, afirmou.
Palestrantes no segundo dia do Seminário, o casal Dra. Ann Valente e Dr. José Valente enriqueceram o evento. ”Esperamos que este Seminário dissemine ideias e que possam ser colocadas em prática em prol da melhora da educação, para tornar a sala de aula mais interessante para os alunos que hoje vivem na cultura digital”, ressaltou o Dr. José Valente.
A Dra. Ann Valente é pesquisadora do grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab e coordena a área de Pesquisa e Inovação da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Com mais de 30 anos de experiência, trabalhou com a UNESCO, Nike Foundation, LEGO Education e Intel Education, focando em expandir as oportunidades de aprendizagem através das tecnologias digitais.
O Dr. José Valente é Livre Docente pela UNICAMP e Doutor pelo MIT. É pesquisador colaborador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP e da Columbia University, com um foco especial na cultura maker em contextos formais e não formais de educação. Atualmente, ele pesquisa metodologias inovadoras para o ensino.
Além disso, o Dr. Leo Burd, pesquisador do grupo Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab e Presidente do Conselho da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, compartilhou sua visão e experiência de mais de 30 anos trabalhando para transformar a educação e a qualidade de vida de jovens e crianças em todo o mundo.
Para saber mais sobre o 2º seminário Luso-Brasileiro acompanhe as redes sociais da Amado Maker.
Galeria de mídia desta notícia
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.