Publicado em 24/11/2025 às 14h00 Indaiatuba Educação
Foto: Divulgação
Por: Ana Paula Mazza
As turmas do 8º ano do Colégio Meta Indaiatuba estão vivenciando um projeto interdisciplinar que amplia a compreensão sobre o Continente Africano e incentiva reflexões profundas sobre identidade, história, ancestralidade e representatividade. Integrando os componentes de Geografia, História e Artes, a proposta apresenta aos estudantes uma visão mais ampla e sensível das contribuições africanas para o mundo e para a formação da sociedade brasileira. Em Geografia, sob orientação do professor Renato Crescimano, os alunos estudaram questões relacionadas ao processo de colonização, exploração e ocupação do território africano, compreendendo os impactos duradouros desses movimentos na organização social, econômica e cultural do continente. Em História, o professor Diovani Matheus Marques revisitou narrativas que evidenciam a pluralidade dos povos africanos, sua resistência e a importância de reconhecer protagonismos historicamente silenciados. A abordagem ganhou um contorno ainda mais significativo na aula de Artes. A professora Flávia Zambão iniciou um trabalho sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, destacando o turbante como um elemento carregado de história, simbologia e identidade. Utilizado há séculos por diferentes povos africanos, o turbante pode representar status social, pertencimento étnico, maturidade, espiritualidade, proteção e, em muitos contextos, resistência. No Brasil, o acessório carrega também a força das tradições afro-brasileiras, tão presentes na formação cultural do país. Ao apresentar esses significados aos 8º anos, a professora convidou os estudantes a enxergar o turbante não apenas como adorno estético, mas como expressão viva de memória, ancestralidade e empoderamento. A discussão trouxe à tona temas como racismo, valorização das raízes africanas e o respeito às tradições culturais, ampliando o repertório crítico e sensível dos jovens. Como culminância desse percurso, o Colégio Meta realizou, na última semana, oficinas de amarração de turbantes com suas diversas turmas do 8º ano. Na atividade, os alunos aprenderam, de maneira prática, diferentes formas de montar e utilizar o turbante, compreendendo seus sentidos simbólicos e manipulando o acessório com cuidado e respeito. Criativo, potente e profundamente formativo, o projeto reforça o compromisso do Colégio Meta com uma educação humana, crítica e plural. Ao integrar saberes e promover vivências culturais, a escola reafirma seu propósito de valorizar a diversidade e fortalecer identidades.
SERVIÇO
Se você procura um colégio que valoriza a diversidade e integra saberes, conheça melhor as atividades do Colégio Meta. Acesse o portal https://www.colegiometa.com, assim como também as redes sociais em https://www.instagram.com/colegiometaindaiatuba e https:// www.facebook.com/ColegioMeta. Caso queira visitar o espaço físico, a Unidade Jardim Regina está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, e a Unidade Itaici, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541.
Galeria de mídia desta notícia
Colégio Meta promove inesquecível noite de autógrafos dos estudantes
Descobertas e criatividade se destacam na mostra de projetos do Colégio Meta
Educar começa em casa: Ester Sartori destaca o papel da família na formação emocional das crianças
Meta Inspira, o Luau do Terceirão, foi pura emoção, alegria e acolhimento
Fiec abre Processo Seletivo para professores do Programa Educação Profissional Paulista (EPP)
Fiec abre concurso público para professor de ensino técnico em Enfermagem
Indaiatuba recebe palestra gratuita com Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.