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Ações de defesa do consumidor na Copa são apresentadas ao MJ

Até maio deve ser lançado o Guia do Consumidor Turista na Copa 2014

 Publicado em  26/03/2014 às 11h04  Brasil  Copa do Mundo


Foto: Divulgação

Os representantes dos órgãos de proteção e defesa do consumidor das 12 cidades-sede da Copa do Mundo estão reunidos hoje (25) em Brasília para apresentar ao Ministério da Justiça o planejamento das ações de prevenção de conflitos de consumo durante o certame, que ocorrerá no Brasil, entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

“A Copa do Mundo seguramente trará para o Brasil um fluxo de turistas estrangeiros, que virão aqui não porque escolheram o Brasil como destino, mas porque o país estará sediando uma Copa. Então é importante que nós, dos órgãos de defesa do consumidor, estejamos juntos para criar um ambiente de respeito nas relações de consumo que envolve o turismo”, explicou a secretária Nacional do Consumidor (Senacon), Juliana Pereira da Silva.

Ela conta que, há um ano, a partir da criação do Comitê Técnico de Consumo e Turismo, dentro do Plano Nacional de Consumo e Cidadania, a secretaria fez reuniões em cada uma das cidades-sede, apresentando a proposta de trabalho do comitê federal, e hoje os representantes mostram o que já foi feito. “A Copa do Mundo tem dia pra começar e acabar, mas os órgãos de defesa e as empresas vão permanecer aqui. Quem apostar na ineficiência do estado vai se dar mal, pois as abusividades cometidas durante a Copa serão muito bem registradas e nenhum evento vai criar um beneficio de isenção de cumprimento das normas”, diz Juliana.

O próximo passo, segundo a secretária, é dar transparência ao funcionamento do Centro Integrado de Proteção ao Consumidor na Copa do Mundo, que será um centro de monitoramento e procedimento que vai dialogar com as cidades-sede, os governos estaduais e federal, bem como os diversos segmentos de mercado e órgãos que vão ter contato direto com o turista.

“Nossa principal preocupação é cuidar para que o próprio mercado seja o ponto de atendimento. O consumidor tem pressa, principalmente o turista, então é preciso que os setores tenham rapidez para solucionar problemas. Não quero saber quem é o coletinho amarelo no aeroporto; quero saber quem da companhia aérea resolve o problema. Precisamos mostrar que esse país é organizado e que tem respeito pelas pessoas”, disse Juliana.

A secretária explicou ainda que até maio será lançado o Guia do Consumidor Turista na Copa 2014, em três idiomas, em versão impressa e digital, com informações objetivas, principalmente para o turista estrangeiro sobre os seus direitos de consumidor.

Também será ampliada a oferta, pelos institutos de Defesa do Consumidor, de um formulário eletrônico, em três idiomas, para garantir o atendimento a quem tem domicílio fora do Brasil de trabalhar por via totalmente digital. Atualmente, apenas Rio de Janeiro e São Paulo oferecem o serviço.

Juliana Pereira conta ainda que hoje o foco do comitê é a Copa do Mundo, mas diz que entre outras atividades, também trabalha para a consolidação de um acordo internacional de atendimento a turistas e na construção de uma cooperação para o turismo no Mercosul.

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