Publicado em 02/07/2013 às 11h48 Vinhedo Serviços
Está marcada para esta quarta-feira, dia 3, a partir das 9 horas, a ação integrada da Defesa Civil em Vinhedo. A ação envolverá a ajuda das defesas civis municipais das cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e faz parte das iniciativas preventivas contempladas na Operação Estiagem 2013. A atividade objetiva ser uma grande campanha de conscientização da população, sobretudo em áreas em que haja registros frequentes de queimadas ou focos de incêndio, com o objetivo de se evitar essa prática tão perigosa ao bem-estar social.
Na cidade a Defesa Civil Municipal - vinculada à Prefeitura de Vinhedo, pela Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social - liderará as ações do grupo. Receberão as atividades de conscientização da ação integrada os bairros Vila Planalto e Jardim Nova Canudos. Nas localidades as equipes de defesa civil irão casa a casa entregar folhetos informativos e explicar aos munícipes quais são os perigos relacionados às queimadas, com a distribuição de um material educativo sobre a Operação Estiagem que também enfoca a denúncia de focos de incêndio para combate da prática, além de outros cuidados que devem ser adotados à preservação da saúde em tempo de estiagem e frio.
Também foram convidados a participar da ação em Vinhedo os agentes da Secretaria Municipal de Saúde e os integrantes do Corpo de Bombeiros, além de outros membros do Sistema Municipal de Defesa Civil. A Guarda Civil Municipal fará o acompanhamento das ações.
Integração intermunicipal
Presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, destacou a relevância da ação – que parte da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC – e o quanto a iniciativa tem unido os municípios em atividades preventivas e de extrema importância à sociedade. “A união de esforços entre os municípios nunca se mostrou tão forte. Esta força tarefa de conscientização regional, que vem para Vinhedo nesta quarta-feira, demonstra essa contribuição intermunicipal e vai levar a todos os municípios da RMC a prevenção como melhor prática de combate aos perigos da estiagem, apresentando aos munícipes ainda mais informações relevantes ao bem-estar de todos!”, falou.
A Câmara Temática de Defesa Civil da RMC faz parte da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), vinculada ao Conselho de Desenvolvimento da RMC.
A Operação
Iniciada em 1º de junho, a Operação Estiagem é uma atividade promovida anualmente pela defesa civil de cada município durante o período do ano em que há maior incidência de frio e incêndios, decorrentes do tempo seco e da baixa umidade relativa do ar.
Em Vinhedo, seguirá até 30 de setembro com atividades propícias ao bem-estar social, tais como monitoramento ininterrupto da umidade relativa do ar, a articulação e a realização de vistorias preventivas em áreas de preservação e de interesse estratégico com alto índice de risco de incêndio, além da promoção de atividades de repressão de incêndios em vegetação.
Ainda na Operação Estiagem há o monitoramento feito com base em mapas temáticos de área de risco de queimadas, que são acompanhados pela defesa civil; a priorização no planejamento de ações preventivas que evitem pontos mais susceptíveis às ocorrências de incêndios em matas com o objetivo de reduzir riscos de queimadas e o apoio da defesa civil nas ações de combate a incêndio lideradas pelo Corpo de Bombeiros.
Fonte: Prefeitura de Vinhedo
Galeria de mídia desta notícia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.