Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!
Central de Relacionamento

Abordagem STEAM promove e incentiva pensamento crítico e criativo nas escolas

Processo contribui para formação de estudantes curiosos, criativos e com senso de colaboração

 Publicado em  07/08/2025 às 14h40  Indaiatuba  Educação


Foto: divulgação

Nos últimos anos, muito se tem falado sobre metodologias que incentivem o protagonismo dos estudantes. Nesse cenário, a abordagem STEAM, que reúne Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, tem ganhado espaço por promover experiências de aprendizagem mais significativas e conectadas com o mundo real.

Mas como o STEAM contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo? Pensamento crítico: aprender a pensar com lógica e intenção. Ao propor projetos com base no STEAM, oferecemos aos alunos oportunidades de analisar problemas, levantar hipóteses, testar soluções e refletir sobre os resultados.

Nesse processo, ele aprende a observar com atenção e fazer perguntas relevantes; avaliar diferentes pontos de vista; justificar suas escolhas com argumentos e dados; e rever estratégias quando os resultados não são os esperados. O pensamento crítico, nesse contexto, vai além do conteúdo. Ele se torna uma habilidade para a vida.

Pensamento criativo: imaginar, criar e experimentar. A criatividade também é amplamente favorecida pela abordagem STEAM. Quando os alunos têm liberdade para explorar diferentes possibilidades de solução, experimentar materiais variados e propor ideias originais, desenvolvem sua capacidade criativa com mais confiança.

O espaço para criar pode aparecer na elaboração de protótipos e maquetes; no uso das artes para representar ideias ou comunicar descobertas; na construção de histórias, jogos, circuitos ou objetos funcionais; e no próprio percurso do projeto, que incentiva a autonomia e a criatividade.

Prática

Um projeto STEAM pode começar com uma pergunta instigante. Por exemplo: Como podemos criar um abrigo para proteger animais de rua do calor? A investigação pode envolver pesquisas sobre o clima da região, o estudo de materiais isolantes, cálculos de medidas, elaboração de desenhos e construção de protótipos. Cada etapa permite integrar diferentes saberes e desenvolver competências essenciais.

Para quem quer iniciar com STEAM na escola, uma boa estratégia é partir de questões reais que façam sentido para os alunos. A partir dessas perguntas, podem ser criados pequenos desafios que envolvam múltiplas áreas do conhecimento. Não é necessário ter uma estrutura tecnológica avançada. O mais importante é oferecer um espaço de escuta, troca e experimentação, valorizando a curiosidade e o processo.

Mais do que ensinar conteúdos de forma isolada, o STEAM contribui para a formação de estudantes curiosos, investigativos, criativos e com senso de colaboração. Que tal dar o primeiro passo com um projeto simples e descobrir, junto com os alunos, onde essa jornada pode levar?

Galeria de mídia desta notícia


  • Foto: divulgação

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM