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Colunistas / Inhetta de Oliveira e Rios Barbosa

Proteção do Negócio e Satisfação do Cliente nas Compras Online

Postado em 13/06/2024 às 10h55


No ambiente digital, é vital que comerciantes conheçam os direitos dos consumidores para evitar litígios e garantir a satisfação dos clientes, dessa forma, forneça detalhes precisos sobre produtos, preços e prazos (CDC, art. 31), permitindo devoluções em até sete dias, exceto para produtos personalizados (STJ, REsp 1.340.604).

Outro ponto importante, ofereça atendimento eficiente para transformar problemas em fidelização (CDC, art. 35), bem como, proteja os dados pessoais e financeiros dos clientes, conforme a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Sempre se atualizar com a legislação para demonstrar compromisso com a ética (STJ, REsp 930.351). Essas práticas protegem o negócio e promovem uma experiência positiva de compra, pois a satisfação do cliente é um ativo valioso.

Conclusão:

Observar os direitos do consumidor, ser claro nas informações e garantir segurança nas transações são essenciais para o sucesso dos negócios online. Informar previamente os consumidores sobre as limitações do direito de arrependimento em produtos personalizados é crucial para evitar litígios e promover uma experiência de compra positiva e equilibrada.



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