Postado em 13/12/2024 às 10h58
O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) avaliou pela primeira vez em 2024 a criatividade. Habilidade que foi indicada em segundo lugar como uma das mais importantes no Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho. Os resultados para o Brasil não foram animadores, dentre os alunos avaliados de 57 países nós ficamos na 44ª colocação.
Mesmo sendo uma pequena amostra, o teste nos alerta que é necessário tratar a criatividade como uma habilidade e não como um dom. De fato, ser criativo não é nada simples, mas o que as cidades têm a ver com isso? A experiência humana nas cidades pode estimular a criatividade, os deslocamentos, os espaços públicos e culturais permitem trocas e relação com o diverso, ampliando repertório, linguagens e interações.
A disponibilidade de usos e serviços artísticos como contações de histórias em praças, muralistas, esculturas, grafites, orquestras, saraus, aulas de dança e artes das mais variadas também desenvolvem o senso estético. O acesso e democratização da cultura, dos espaços culturais e principalmente da memória e história dos territórios colaboram para uma base de conhecimento sólida onde o sujeito é o centro do processo.
Um sistema de verdade, criado para que as cidades sejam o contexto, o agente e o conteúdo que apoia o desenvolvimento integral das crianças, jovens, adultos e idosos, permitindo que o espaço urbano seja fonte de criatividade!
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