Postado em 04/05/2026 às 13h38
Indaiatuba foi construída por gente que assumiu responsabilidade quando ainda não havia caminho trilhado. O Engenheiro José Carlos Tonin fez parte desse grupo. Quando a engenharia local ainda estava aprendendo a andar, ele já estava no campo. Não como espectador, mas, projetando, executando e presente nas decisões que transformaram possibilidades em calçadas, em estruturas e em prédios. Na presidência da Associação dos Engenheiros de Indaiatuba, ajudou a organizar uma classe que ainda estava se formando. Como prefeito, trabalhou diretamente no desenvolvimento da cidade e numa época em que construir significava resolver problemas que não vinham com manual. Mas antes de homenageá-lo pelos cargos e pelo nobre ofício, vale lembrar que Tonin foi filho, foi irmão, foi pai, foi esposo, foi avô. Foi Gente. Reconhecer o Engenheiro José Carlos Tonin não é cumprir protocolo. É registrar que alguém esteve desbravando e construindo aqui quando era mais difícil — técnica e humanamente. Hoje a engenharia em Indaiatuba tem estrutura, referências, caminhos e boa parte disso se abriu por quem não tinha nada disso à mão, quando começou. A pergunta que fica não é sobre ele. É sobre nós todos, engenheiros. Assim como ele, estamos construindo algo que será lembrado pelas pessoas e pela sociedade? Ou estamos apenas passeando, sem deixar legado, por caminhos que engenheiros de outras épocas nos abriram?
Galeria de mídia
Não há fotos e vídeos disponíveis.
Comentários
*Leia o regulamento antes de comentar Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.