Publicado em 23/09/2019 às 08h46 Valinhos Saúde
A Vigilância Epidemiológica de Valinhos confirmou nesta segunda-feira (16) dois novos casos de sarampo na cidade, que passou a ter quatro confirmações este ano. As vítimas são mulheres, de 29 e 55 anos, não ficaram internadas e já retomaram suas atividades.
Um das mulheres tem 29 anos e é moradora do bairro São Luiz. Os primeiros sintomas foram registrados no dia 12 de agosto e a suspeita foi notificada no mesmo dia. O segundo caso é de uma mulher de 55 anos, do bairro Nova Itália. Ela manifestou os sintomas em 6 de agosto e a notificação aconteceu no dia seguinte.
Segundo a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Maria dos Santos, o bloqueio vacinal indicado foi realizado em ambos os casos para prevenir o avanço da doença, principalmente com as pessoas que tiveram contato com as vítimas.
Outros casos
No dia 27 de agosto, a Secretaria da Saúde de Valinhos confirmou os dois primeiros casos de sarampo. Um deles é um homem de 25 anos que trabalha em São Paulo, onde vive de segunda a sexta-feira, e vem a Valinhos nos finais de semana. A família mora no Santo Antônio e já foi vacinada contra a doença após a notificação. O homem manifestou os primeiros sintomas no dia 25 de julho e teve a suspeita notificada no dia 30 de julho.
O segundo caso é de um menino de 5 anos morador do bairro Bom Retiro e que estuda na EMEB Vicente Marchiori. Ele teve os primeiros sintomas no dia 29 de julho e a notificação de suspeita foi registrada no dia 30 de julho. A criança voltou às aulas após se recuperar. Foi feito um bloqueio vacinal na escola, com vacinação de todas as crianças que tiveram contato com o menino nos dias que antecederam a notificação do caso.
Valinhos tem, com os dois novos registros, quatro casos positivos de sarampo e outros 44 casos aguardando resultados de exames. Dos 55 notificados no total, quatro deram negativo para sarampo e três casos positivos foram notificados em Valinhos, mas os moradores são de Campinas, onde é feita a estatística.
Ampliação da vacinação
Em agosto, a Prefeitura ampliou a vacinação contra o sarampo para bebês de seis meses a 1 ano de idade. A determinação foi do Ministério da Saúde, que solicitou a todos os municípios a antecipação da vacina nessa faixa etária, devido ao surto da doença.
Segundo comunicado enviado pelo órgão, a aplicação da chamada Dose Zero é extremamente importante para reduzir a incidência e a gravidade da doença nos menores de um ano de idade. A imunização é feita com a vacina tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba.
O esquema vacinal convencional é de uma dose aos 12 meses, com reforço aos 15 meses, que será mantido, mesmo que a criança tenha tomado a dose zero. Menores de 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina, enquanto os maiores de 29 anos devem ter uma única dose tomada. Pessoas com mais de 60 anos não precisam ser vacinadas.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (19) 3829-5676, na Vigilância Epidemiológica ou pelo atendimento 156, via telefone ou pelo aplicativo E-Ouve.
Galeria de mídia desta notícia
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.