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Secretaria de Educação de Indaiatuba fala de premiação

Conquista mostra que o trabalho realizado pelo município desde a creche está na direção certa

 Publicado em  13/12/2019 às 13h57  Indaiatuba  Educação


Educação

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Educação de Indaiatuba ressalta a premiação recebida pela Escola Municipal Osório Germano e Silva Filho no evento “Destaques do Ensino Fundamental”. A homenagem aconteceu em Brasília/D.F. e foi promovida pelo MEC (Ministério da Educação) como reconhecimento do resultado conquistado no último Ibeb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizado em 2017. A Unidade Escolar Municipal alcançou o Ideb 9.0, e ficou classificada como a melhor escola do Estado de São Paulo, dentre os municípios com mais de 200 mil habitantes.

O Ideb de 7.4 conquistado pelas escolas municipais de Indaiatuba é considerado como o melhor do Estado de São Paulo e o segundo do Brasil, considerando as cidades com mais de 200 mil habitantes. A Rede Municipal ultrapassou em 0,7 pontos a meta de 2017 e superou o índice estabelecido para 2021, que é de 7,1. 

A educação em Indaiatuba é assunto levado muito a sério. Os investimentos constantes na formação continuada do corpo docente e na infraestrutura das unidades escolares são ações que contribuem para um aprendizado de qualidade e reforça o comprometimento e responsabilidade em formar um futuro ainda melhor para Indaiatuba.

Em 2019 a Emeb Dom Ildefonso Stehle, localizada no Jardim Brasil, passou a atender em de período integral. O cuidado com a infraestrutura visa proporcionar o bem-estar dos alunos. Também foram concluídas a construção das creches dos Sabiás e Vila Teller e a Emeb da Cidade Nova II. Também foram ampliadas as Emebs do Campo Bonito, Parque das Nações e Maria Cecília Ifanger. Ainda neste ano todas as 79 unidades escolares receberam manutenção e pinturas novas. São mais de 17 milhões de investimento só na parte de infraestrutura na educação municipal, que resultam em mais três unidades de ensino.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) explica que em Indaiatuba a Educação é tratada com muita responsabilidade. “Nos últimos anos temos investido entre 27% e 29% do Orçamento do município em Educação, sempre acima do percentual exigido pela Constituição Federal, que é de 25%. Investimos em infraestrutura, material didático, em merenda de qualidade e, principalmente, na capacitação contínua do corpo docente”, justificou.

Para a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, o resultado de Indaiatuba é excelente e mostra que o trabalho realizado pelo município está na direção certa. “O resultado positivo reafirma nosso trabalho constante em prol da melhoria da qualidade da Educação para nossos alunos. Destaco o trabalho sério com a formação continuada realizada com os profissionais da educação, empenho e dedicação de nossos professores e equipes e ao apoio da administração, que valoriza e prioriza a Educação do município desde a creche”, ressalta Rita.

Sobre a Educação

A Secretaria executa e supervisiona a política municipal de educação, pelos níveis do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental, regular e supletivo, e do Ensino Médio, acompanha o desenvolvimento do ensino no município em todos os níveis. Executa o programa de alimentação em todas as escolas públicas do município e naquelas com as quais a prefeitura mantém convênios e promove a erradicação do analfabetismo.

A Secretaria de Educação na Educação Básica, atualmente possui 79 Unidades Escolares com 25.961 matriculados na Rede Municipal, sendo 5.274 na Educação Infantil, 13.050 no Ensino Fundamental, 23 na Educação Especial Exclusiva, 131 na Educação de Jovens e Adultos, 7.154 na Creche e 329 no atendimento Educacional Especializado. A Rede Municipal também possui 1313 docentes, 681 monitores/ADE (Auxiliar de Desenvolvimento Educacional).

Espaço Avançar

O “Espaço Avançar” assegura um modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas do município. Situado na Emeb Profª Elvira Maria Maffei, à Rua Helena Tomasi, 107, Jardim Rêmulo Zoppi, Este é um espaço voltado para as pessoas que necessitam de um atendimento específico, conta com sala sensorial, casa pedagógica, entre muitas outras atividades que visam promover desenvolvimento integral dos autistas.

PROJETOS ESPECIAIS

Niape

O Niape (Núcleo Integrado de Apoio Pedagógico Especializado), continua em funcionamento com apoio de equipe especializada de fonoaudiólogos e psicólogos escolares. O núcleo auxilia as unidades escolares nos processos e programas de inclusão, educação especial, bem como nas demandas de triagens e de encaminhamentos para atendimentos especializados dos alunos pelas escolas.

Feira Literária

A 13ª edição da Feira Literária aconteceu nas Unidades Escolares. A ação tem como objetivo realizar a exposição dos trabalhos realizados em sala de aula. Os alunos das Creches ao Ensino Fundamental realizaram apresentações de teatro, coral, contação de histórias e danças para os parentes e comunidade.

Feira de Ciências

Realizada em todas unidades escolares, consiste na exposição de trabalhos realizados pelos próprios alunos, sob a orientação de seus professores. São apresentados projetos, pesquisas e experimentos variados sobre as temáticas de estudos de ciências.

Vidart

O Projeto Vidart ensina atividades circenses desde 2004 em algumas unidades escolares. O objetivo é melhorar o desempenho do aluno na aprendizagem dos conteúdos do currículo escolar, melhorando a capacidade de concentração, equilíbrio, coordenação motora, socialização e sua autoestima, além de desenvolver habilidades voltadas para as atividades circenses. Atualmente 400 alunos participam do projeto. Ao final de cada ano letivo o aluno conclui um ciclo de aprendizagem e são realizados dois espetáculos para a criança apresentar o que foi aprendido.

Visita ao Centro de Treinamento da Honda

Neste ano a Secretaria Municipal da Educação continuou a parceria com o Centro de Treinamento da Honda. Todos os alunos do 2º ano participaram de uma visita à cidade de trânsito mirim e tiveram a oportunidade de vivenciar o dia a dia no trânsito de maneira lúdica. 

VII Jogos Escolares

Os Jogos Escolares das unidades municipais é uma miniolimpíada com disputas de várias modalidades esportivas. O campeonato de 2019 contou com a participação de treze Emebs e aproximadamente 604 crianças. A escola campeã foi a EMEB “Maria Benedicta Guimarães”, que conquistou o maior número de pontos de acordo com as medalhas conquistadas.

Projeto Golfe Nota 10

O Projeto Golfe nota 10 iniciou em 2019 e é totalmente financiado pela Federação Paulista de Golfe através do termo de cooperação assinado com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

A primeira parte do projeto aconteceu nas quadras das escolas e a Federação levou todo o material necessário para desenvolver o golfe, inclusive um inflável que simulou o campo. As aulas foram ministradas pelos profissionais de Educação Física da rede, que receberam capacitação para desenvolver a função. Já na segunda fase os alunos vivenciaram o esporte no campo do Sapezal Golfe Clube.

Currículo Municipal e a Base Nacional Comum Curricular

No ano de 2019 o Currículo Municipal revisado foi colocado em prática nas Unidades Escolares. Para consolidar o currículo na prática pedagógica foi realizado o alinhamento do mesmo com o material didático do Programa Nacional do Livro Didático. Para fortalecer a implementação deste Currículo foram realizadas reuniões pedagógicas com todos os profissionais, objetivando a qualidade de ensino. Todo trabalho está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular.

V Encontro de Educadores e II Encontro de ADEs e Monitores de Creche

A Secretaria de Educação de Indaiatuba, através do Núcleo de Formação Continuada, promoveu o V Encontro de Educadores e o II Encontro de Monitores e ADEs de Creche. Foram realizadas 26 atividades pedagógicas, que reuniram 3.400 participantes entre professores, monitores e ADEs das unidades escolares municipais.

Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME

A 1ª Conferência Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação foi realizada no dia 17 de setembro, no Ciaei. O objetivo foi acompanhar o processo de monitoramento e avaliação das metas e estratégias do PME (Plano Municipal de Educação), por meio da validação das notas técnicas, apontadas no “Relatório de Monitoramento e Avaliação do PME”.

Promovida pelo Fórum Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Educação, a conferência tem caráter propositivo e deliberativo, visa avaliar a educação municipal e propõe diretrizes para o aprimoramento do PME.

Avaliação Pedagógica (Amda)

A Avaliação Pedagógica orienta e coordena todas as ações desenvolvidas pela Área de Avaliação, promove a disseminação de informações sobre avaliações internas e externas da Educação Básica, acompanha e divulga os programas e ações do Ministério da Educação no âmbito municipal.

O município mantém sua própria avaliação, a Amda (Avaliação Municipal do Desempenho do Aluno), que é aplicada para todos os anos do Ensino Fundamental, por amostra na Avaliação Diagnóstica da Educação Infantil e para todos os alunos da Etapa II na Avaliação Final. É dividida em “Avaliação Diagnóstica”, que acontece no início do ano e tem por objetivo mapear em que momento da aprendizagem o aluno se encontra, e “Avaliação Final” que acontece nos meses de outubro e novembro e com objetivo de verificar se o aluno atingiu os objetivos propostos para cada ano ou etapa.

Formação Continuada

Em relação a formação continuada a Secretaria de Educação elaborou e executou 110 ações formativas entre oficinas e minioficinas pedagógicas, palestras, cursos e minicursos, especialização, seminários, simpósios, congressos além de cursos EaD na Plataforma Saber EaD para a formação continuada dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. A novidade ficou por conta das formações garantidas pelo Calendário Escolar em dias reservados para Reuniões Pedagógicas. Como foi ano de implementação do novo currículo, a partir da BNCC, tivemos 4 paradas para estudo com todos os professores da Rede Municipal: do Maternal ao 5º Ano, além de estudar com Inspetores de alunos também nessas datas, aspectos referentes ao Desenvolvimento da Moralidade Infantil.

Alimentação

A forma de operacionalização da Alimentação Escolar do município de Indaiatuba é Terceirizada. O alimento é transportado em hot box para as escolas de período parcial e feita no local para as creches e escolas de período integral. Em 2019 os alunos da Rede Municipal e Estadual receberam um cardápio in natura elaborado por Nutricionista Responsável Técnico de acordo com a faixa etária, as necessidades nutricionais e as exigências do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Também neste ano a Merenda Escolar em Indaiatuba se destacou com o indicativo de Alto Grau de Satisfação entre as 15 maiores cidades da (RMC) Região Metropolitana de Campinas. De acordo com a pesquisa realizada pelo IndSat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) no 1º trimestre de 2019 o município alcançou 784 pontos, liderando com 29 pontos de folga da 2ª colocada Jaguariúna (755). Nova Odessa, com 729 pontos, apareceu em 3º lugar.

Projeto de ‘Educação Alimentar e Nutricional nas Creches Municipais’

O projeto de ‘Educação Alimentar e Nutricional nas Creches Municipais’, foi realizado para as crianças a partir de 1 ano através de atividades de Educação Nutricional com a finalidade de implantar uma alimentação adequada, sendo essencial para o crescimento e desenvolvimento das crianças. Nesse período, ocorre incorporação de hábitos alimentares, apresentação de novos sabores, texturas e cores.

Projeto ‘Avaliação Nutricional dos Alunos’

Em 2019 a Secretaria de Educação com o Setor de Alimentação Escolar e Departamento de Inovação e Tecnologia, elaborou o projeto ‘Avaliação Nutricional dos Alunos’ através do sistema online SABER para todas as escolas da Rede Municipal. O objetivo é avaliar o estado nutricional dos alunos, na faixa etária de 4 a 15 anos. Mediante os resultados do diagnóstico nutricional dos alunos para a classificação de obesidade foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde através do Projeto 100% Saúde.

Projeto de ‘Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas do Ensino Fundamental e Infantil’

O projeto de ‘Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas’, foi realizado pela Empresa Terceirizada pela Alimentação Escolar no 1º semestre com o tema “Descasque Mais, Desembale Menos” e no 2º semestre com o tema “Todos Contra a Obesidade”. Também no 2º semestre de 2019, nas escolas de Educação Infantil, foi feita uma apresentação de uma peça de teatro com o tema “O Almoço Mágico¨.

BOSQUE DO SABER

A Escola Municipal Ambiental (EMA) Bosque do Saber completou 15 anos em 2019. Como parte das comemorações o auditório e o parquinho infantil foram reformados e revitalizados. Também este ano foi implantado o Projeto Horta na Escola, que está atendendo quatro unidades municipais.

A Secretaria de Educação promove seis projetos pedagógicos especiais para alunos da etapa II ao 5º ano. As crianças que estudam nas escolas municipais, passam por este trabalho desenvolvido pelos professores da Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O objetivo é reforçar o contato com a natureza, despertar hábitos alimentares mais saudáveis, preservação do meio ambiente, uso consciente da água e conhecer a história do município através de atividades práticas.

Aos sábados, domingos e feriados o Bosque do Saber fica aberto das 8h às 16h30 para visitação pública. As pessoas podem caminhar pela trilha, estabelecendo contato com a natureza, pode usufruir também dos quiosques de leitura e jogos com acompanhamento de funcionários plantonistas. Possui uma área para alimentação e parquinho para crianças de 4 a 12 anos. Por se tratar de uma área de preservação e um espaço público existem algumas normas de conduta devem ser respeitadas.

Sobre os Projetos

Projeto Semeando / Etapa II

Desenvolvido com o objetivo de incentivar a experimentação de novos sabores e despertar hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças. No primeiro momento os alunos aprendem de maneira lúdica como nascem as plantas. Já no segundo momento as crianças participam de uma brincadeira separando os alimentos em “saudáveis” e “não saudáveis”. O terceiro momento é realizado o passeio na trilha onde é explicado sobre o preparo da terra e como fazer a compostagem.

Biodiversidade e Jardim Sensorial / 1º ano

O Biodiversidade, trabalha com uma aula interativa para reforçar o conhecimento sobre seres vivos e não vivos, suas características, sua relação com o meio que vivem e preservação das espécies. Já o Jardim dos Sentidos explora o olfato, tato, audição através de momentos lúdicos. A trilha ecológica aproxima o contato com a natureza, e os alunos são estimulados e conscientizados sobre a importância da preservação e cuidados com o meio ambiente.

Projeto Rota dos Recicláveis / 2º ano

Através de uma parceria com a Corpus, os alunos visitam o Aterro Sanitário e os professores trabalham o processo que envolve a coleta de lixo. Esse projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância da separação do lixo em casa e de como podemos contribuir para gerar menos resíduos, promovendo em sua casa e na escola um consumo e descarte mais consciente.

Projeto Trilha das Águas / 3º ano

Neste Projeto os alunos percorrem um itinerário com passagem pelos córregos Belchior e Barnabé, com parada no chafariz para explicações sobre a história dos mesmos. Por último as crianças seguem para o Museu da Água, onde é realizada a trilha com explicações sobre o início da captação, tratamento da água e esgoto de Indaiatuba, bem como da importância do cuidado e do uso consciente da água.

Projeto Passeio da Memória / 4º ano

Os alunos realizam um passeio cultural passando pelos pontos históricos da cidade tais como: Paço Municipal, Câmara Municipal, Shopping Jaraguá (antigo cotonifício), Hospital Augusto Oliveira Camargo, praça Rui Barbosa e Prudente de Moraes. Param no Casarão Pau Preto para escutar as explicações sobre o local e participam de atividades com os monitores. Depois seguem a pé passando pela Casa nº 01, Igreja Candelária e Museu Ferroviário, onde escutam a história da estrada de ferro e da Maria Fumaça em Indaiatuba.

Projeto Sinapses / 5º ano

Em parceria com a Faculdade Anhanguera, os alunos têm a oportunidade de participar de uma aula diferente dentro dos laboratórios da Faculdade, onde aprendem sobre os sistemas orgânicos de maneira prática e investigativa usando microscópios para observação de tecidos em lâminas e observando peças sintéticas que reproduzem órgãos importantes do corpo. Ainda aprendem com a equipe de enfermagem, noções de primeiros socorros.

Projeto Horta na Escola

A ação é desenvolvida como atividade de contraturno em quatro escolas municipais. O objetivo é estimular a alimentação saudável e ensinar noções sobre o cultivo das hortaliças. Promovido pela Secretaria de Educação, apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e com coordenação geral realizada pela Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. Na primeira etapa foram promovidas oficinas de formação com orientação e supervisão semanal às escolas integrantes do projeto. Já a segunda fase consistiu em aplicar o projeto nas unidades escolares participantes.

Domingo Ecológico

O Domingo Ecológico acontece durante o ano, no Bosque do Saber, em parceria com a Empresa Mann + Hummel. O objetivo é promover ações voltadas ao meio ambiente através de apresentações de peças teatrais, musicais, danças, oficinas de artesanato com materiais reutilizáveis para crianças e adultos, oficina com plantio de mudas e outras atividades. O evento é aberto ao público e todas as atividades são gratuitas.

PROJETOS PERMANENTES

Ler Faz Bem

Um dos principais projetos desenvolvido pela Secretaria de Educação. Engloba diversas ações referentes à leitura e culmina com a escrita de livros artesanais realizados pelos alunos de todas as escolas e creches. Estes livros são expostos nas escolas na Feira Literária.

Entre as ações deste projeto algumas se destacam:

Asas de Papel – é um subprojeto que visa ampliar os projetos de leitura das escolas para além dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar, mobilizando e dando funcionalidade à leitura junto aos alunos, aos familiares, aos funcionários e à comunidade do entorno escolar.

Memória Local – projeto realizado por opção em algumas das Escolas do Ensino Fundamental nos 4ºs anos, da Rede Municipal que tem relação direta com o Projeto Ler Faz Bem. Com esse projeto os alunos aprendem que a história de um povo, de um local, se constrói com a importância de cada um, ainda que esses personagens não tenham visibilidade midiática. Sob a orientação dos professores, os estudantes escolhem um depoente, que pode ser qualquer pessoa do bairro em que convivem que por algum motivo destaca-se no olhar da turma de alunos, entrevistam-no, relatam e ilustram a sua história de vida confeccionando um livro. O objetivo é contribuir para o reconhecimento da memória da comunidade como fator de valorização pessoal, cultural e comunitário a partir do relato das histórias de vida dos moradores. É também uma maneira de desenvolver práticas sociais de leitura e escrita.

Em 2019 duas Unidades Escolares (EMEB “Profª Elizabeth de Lourdes Cardeal Sigrist” e EMEB “Dom Ildefonso Stehle) desenvolveram em parceria com o Programa “De criança para criança” a animação dos livros construídos pelos Professores e Alunos.

Educa Água

É um projeto realizado em parceria com o SAAE, que visa compreender a relação “homem-natureza” dentro de seus mais variados aspectos através de estudos realizados com os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Desde 2018 as creches municipais estão participando através da atuação da Equipe Gestora no acompanhamento e controle do consumo de água, bem como planejando ações para diminuir o consumo.

Estes projetos objetivam a formulação de questões, busca de alternativas e proposições de soluções para problemas reais do cotidiano, especialmente o uso racional da água.

PTJC (Programa Trabalho Justiça e Cidadania)

É uma ação conjunta realizada com a Amatra XV (Associação dos Magistrados do Trabalho da 15ª Região) – projeto realizado com os alunos de EJA nas duas escolas municipais que atendem a essa modalidade de ensino: EMEBs - “Profª Áurea Moreira da Costa” e “Prof. Leonel José Vitorino Ribeiro”.

A EJA atende um público essencialmente trabalhador e este projeto trouxe o mundo do trabalho para ser estudado nas disciplinas curriculares. Estes estudos foram feitos a partir de publicações oferecidas pela parceira Amatra XV. A partir destas leituras, pesquisas foram ampliadas sobre o assunto e as dúvidas encontradas pelos alunos foram elencadas e respondidas por juízes do trabalho que visitaram os alunos nas escolas.

JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos)

Projeto realizado em parceria com o Sebrae Campinas e a Secretaria Municipal de Educação. Trabalho desenvolvido este ano para cinco escolas municipais de Ensino Fundamental. Visa o incentivo à educação e à cultura empreendedora. Os alunos vivenciaram atividades práticas que desenvolveram atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). Cada turma teve como tarefa um plano de negócio a empreender, utilizando nessa vivência a ética, a cooperação e a inovação.

IPP - Intervenção Pedagógica Paralela

Este trabalho contribui fortemente para o ensino de qualidade, e garantiu o direito de todos os alunos evoluírem na aprendizagem. Os alunos que não estão acompanhando as metas de aprendizagem de cada bimestre recebem uma intervenção pedagógica diferenciada com atividades e materiais específicos voltados para as suas necessidades educacionais. A Educação desenvolveu em sistema online esta ação buscando acompanhar os processos em tempo real e organizar o histórico de cada unidade escolar digitalmente.

Educação para as relações étnico-raciais

Este programa propõe o trabalho pedagógico sobre a valorização das diversidades étnico-raciais. O objetivo é resgatar a valorização afirmativa da influência do negro e do índio na formação da sociedade brasileira.

A Comissão para as Relações Étnico-Raciais estuda, planeja e propõe ações diversas, em especial atividades pedagógicas articuladas com o Currículo para ampliar a divulgação junto aos alunos e comunidades escolares, destas influências e favorecer o conhecimento das nossas origens.

Além da proposição de atividades que se integram ao Currículo, dentro deste programa são previstas palestras aos professores e funcionários, exposições feitas pelas próprias escolas e com mostras do trabalho na XIII Feira Literária.

Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação)

O programa conta com as seguintes premissas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes.

Os alunos da Rede Municipal de Ensino, da Creche aos 5º anos e EJA, debateram questões que colaboraram com as medidas protetivas mencionadas. Na Educação Infantil em parceria com o NIAPE a Equipe Técnico Pedagógica propõe situações em que os alunos conversem a respeito dos próprios sentimentos, estimulando os alunos reconhecerem e avaliarem os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a habilidade de lidar com eles.  

Programa BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino)

Tem como principal objetivo ensinar a prática do beisebol aos alunos regularmente matriculados nas escolas municipais de Indaiatuba, e implicitamente através da prática do mesmo, promover o desenvolvimento humano e a melhora no desempenho escolar através de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, respeito, ajuda mútua, além de buscar a melhoria das relações afetivas e sociais. Em 2019 o projeto foi desenvolvido em 5 escolas municipais.

Arte em Dança

O Arte em Dança tem como objetivo apresentar uma mostra do trabalho realizado nas escolas Municipais na área da Arte Visual e Dança, como foco principal o desenvolvimento integral da criança. O projeto procura manter sua essência, mas busca inovar a cada ano para que as crianças e os pais se sintam motivados e tenham a oportunidade de vivenciar estas formas de arte e de lazer tão culturalmente ricos. Neste ano realizamos a 9ª Edição e tivemos a participação de nove Unidades Escolares.

Ciclismo na Escola

Ciclismo na escola é uma ação com os atletas da Secretaria de Esportes e os alunos dos 2º anos da Rede Municipal de Ensino. Esse projeto tem o objetivo da interação dos alunos municipais com esses atletas, inspirando as crianças a pratica do ciclismo como meio de desenvolvimento da consciência coletiva- trânsito; desenvolvimento de coordenação motora e espacial; fomentar o estilo de vida saudável. Os alunos realizam quatro aulas nas Unidades Escolares e no final do ciclo há uma aula no Velódromo Municipal. Neste ano foram atendidas 4 escolas.

Parceria com a Secretaria Municipal da Cultura

Neste ano de 2019 foi intensificada a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e A Secretaria Municipal da Cultura em que alunos participaram de diversos eventos culturais.

Seguem abaixo as parcerias: Páscoa Encantada; São João na Praça; Trio Argentino; Musical Interativo Sou Água; Visita Ao Exército- Praça Dom Pedro; Praça Patriota; Desfile 7 de Setembro; Unidade Móvel De Artes e Cultura- Carreta; Osc Camerata Filarmônica- Temas Infantis; Osc Camerata Filarmônica- Quarteto Guarany; Circo- Espetáculo Clake; Visita ao Mosteiro; Show do Coringa- Semana da Criança; Xiló e Cordel; Peça Amigos do Baobá e Parada de Natal.

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