Jornal Mais Expressão - Indaiatuba
Jornal Mais Expressão. Conteúdo gratuito e de qualidade!

Rodovias sob concessão de SP têm batalhão de profissionais de saúde para atender usuários

Maioria das concessionárias já atendeu mulheres gestantes, registrando o nascimento de crianças nas rodovias

 Publicado em  29/01/2019 às 11h22  Estado SP  Cidades


Uma rede de atendimento médico emergencial instalada nos 8,4 mil quilômetros de rodovias do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo já salvou muita gente nas estradas paulistas. O sistema de atendimento pré-hospitalar das concessionárias conta com um batalhão de quase dois mil profissionais de saúde e 190 ambulâncias de resgate. Nos últimos cinco anos, segundo estatística da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), quase 300 mil pessoas foram atendidas pelos socorristas das estradas concedidas.

Em várias oportunidades, as bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) viram prontos-socorros, onde são realizados partos e vários outros atendimentos emergenciais. No feriado de Páscoa, no SAU do km 22 da Rodovia Santos Dumont (SP-075), em Campinas, nasceu Gustavo, parto feito pelos socorristas da AB Colinas.

No primeiro caso de parto da concessionária Entrevias, em 27 de outubro de 2018, nasceu Nathan Rafael, no "PS" SAU-5, da Rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), região de Marília. Os responsáveis pelo atendimento comemoraram o nascimento. A concessionária disponibiliza 17 ambulâncias para resgate, com equipe de 144 profissionais de saúde, sendo 120 resgatistas, oito médicos, oito enfermeiros e oito socorristas.

As crianças nascidas em ambulâncias e SAUs marcam os profissionais de saúde das concessionárias, mas a satisfação por salvar vidas, em situação de extrema emergência, se destacam entre as histórias de socorro ao usuário. É o caso do pai da recém-nascida Rafaela, de Cajamar, que, no desespero, pediu ajuda ao resgate da AutoBan, no km 53 da Rodovia Anhanguera (SP-330), em 1º de março de 2018. A criança estava engasgada e inconsciente. Ela foi reanimada pela equipe e sobreviveu.

Não é de surpreender a capacidade de atendimento das equipes de socorro. Os funcionários possuem treinamento até para atuar em catástrofes. Em julho e agosto, a ViaRondon ofereceu aos seus profissionais 200 horas de treinamento de suporte avançado de vida, Sicoe (Sistema Integrado de Comando em Catástrofe), produtos perigosos, incêndio, ribanceira, start com simulado com múltiplas vítimas.

Assim, eles estão preparados para atendimentos complexos, como a retirada de vítimas em locais de difícil acesso. Em 2015, a equipe da ViaRondon atendeu uma mãe e seu filho, de 8 anos, em estado grave, com crise convulsiva, e posterior parada cardiorrespiratória. Os profissionais realizaram os procedimentos previstos nos protocolos de atendimento e reanimaram o garoto. Segundo os funcionários, até hoje a mãe faz visitas à concessionária para agradecer pelo salvamento do filho.

O atendimento pré-hospitalar é realizado por resgatistas, socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, além de médicos, todos capacitados para atender todo e qualquer tipo de emergência, incluindo situações de maior gravidade.

As ambulâncias da Triângulo do Sol realizaram mais de 80 mil atendimentos pré-hospitalares, nos 20 anos de concessão. Segundo a concessionária, os serviços prestados ao usuário colaboraram para a redução de 60% no índice de mortos, além de redução de 30% no número de acidentes nas rodovias sob sua administração. A Triângulo conta com 78 socorristas em suas equipes, sendo sete deles, médicos.

As equipes de resgate ficam posicionadas em pontos estratégicos, 24 horas por dia, prontas para prestar auxílio aos usuários. De outro lado, as ações de socorro são facilitadas também pelo constante monitoramento da malha concedida, nos Centros de Controle de Operações (CCOs), realizado com câmeras de longo alcance instaladas ao longo das rodovias, e também através de vistorias realizadas pelos operadores de tráfego que circulam por toda a malha com viaturas caracterizadas. Os usuários podem, ainda, recorrer aos call boxes instalados nas rodovias, às bases do SAU ou aos telefones 0800 das concessionárias.

 

ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS NAS CONCESSIONÁRIAS

AUTOBAN

0800.055.55.50

AUTOBAN

0800.707.9000

CART

0800.773.0090

CENTROVIAS

0800.17.89.98

COLINAS

0800.703.5080

ECOPISTAS

0800.777.0070

ECOVIAS

0800.19.78.78

ENTREVIAS

0800 3000 333

INTERVIAS

0800.707.1414

RENOVIAS

0800.055.9696

RODOANEL OESTE

0800.773.6699

RODOVIAS DO TIETÊ

0800.770.3322

ROTA DAS BANDEIRAS

0800.770.8070

SPMAR

0800.774.8877

SPVIAS

0800.703.5030

TEBE

0800.55.11.67

TRIÂNGULO DO SOL

0800.701.1609

VIAOESTE

0800.701.5555

VIARONDON

0800.729.9300

TAMOIOS

0800.545.0000

VIAPAULISTA

0800.001.1255

INTERVIAS

0800.707.1414

Galeria de mídia desta notícia

Frutos de Indaiá

O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.

Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.

COMPARTILHAR ESSE ITEM