Publicado em 26/03/2024 às 09h25 Indaiatuba Polícia
Foto: Divulgação
Por G1 Campinas
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), realiza, na manhã desta terça-feira (26), uma operação contra policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP). O delegado titular do 1º Distrito Policial, José Clésio Silva de Oliveira Filho, foi preso, segundo o Ministério Público.
De acordo com o Gaeco, os crimes investigados são extorsão, corrupção e organização criminosa. No total, são cumpridos, em Indaiatuba e Itu (SP), 17 mandados e busca e apreensão, além de 13 de prisão temporária.
Os endereços são ligados a policiais civis, guarda municipais e também advogados. Veja quem são os presos:
O Ministério Público ainda afirmou que a residência do delegado e também a sede do 1º Distrito Policial de Indaiatuba são alvos de busca e apreensão.
Os policiais civis presos serão levados para a corregedoria da Polícia Civil em Campinas (SP) e os demais para o 1º DP de Indaiatuba. O g1 tenta encontrar a defesa do delegado para solicitar um posicionamento.
Quais eram os crimes?
Segundo o Gaeco, a organização criminosa, formada pelos policiais civis, guardas e advogados, invadia estabelecimentos comerciais e extorquia empresários.
O grupo forjava boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios de investigação para sustentar exigência de pagamentos como preço de "resgate" de eventuais prisões decretadas ou garantias de não investigação.
Ainda de acordo com o MP, mais de uma dezena de empresários foram vitimas de extorsão no período de um ano. Pelo menos 15 promotores de Justiça, 10 servidores do Ministério Público, 94 policiais militares e 19 policiais civis participaram da operação.
A operação recebeu o nome de "Chicago", que remete à cidade americana dos anos 20 e 30, quando gangsters governavam a cidade "à base de violência, desprezando a lei e criando fortunas com os crimes".
Galeria de mídia desta notícia
Capotamento é registrado na Avenida Hoste Herr
Motorista perde controle e cruza canteiro na Santos Dumont
Colisão entre motos deixa dois feridos no Distrito Industrial
Incêndio em residência mobiliza equipes no Morada do Sol
Acidente entre motos deixa jovem ferida na Santos Dumont
Departamento de Transporte apreende transporte escolar clandestino durante blitz
Conheça o Guia Expressão e crie sua página na Internet. Baixo investimento e alto poder de conversão.
Clique aqui e solicite!
O Troféu Frutos de Indaiá tem o significado de sucesso e vitória. Uma premiação pelo esforço contínuo e coletivo em direção à excelência.
Confira como foi o Frutos de Indaiá 2022.