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Hospital Luzia de Pinho Melo amplia em 44% número de cirurgias

Método internacional adotado pelo hospital estadual em Mogi trouxe maior agilidade para os usuários do Hospital das Clínicas

 Publicado em  19/02/2018 às 10h36  Estado SP  Saúde


Equipe médica participa de cirurgia de rotina em hospital público do Estado

Equipe médica participa de cirurgia de rotina em hospital público do Estado
Foto: Governo do Estado de São Paulo

Em um ano o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo aumentou em 44,5% o número de cirurgias realizadas. O aumento se deu pela introdução do método internacional, agora, adotado pelo hospital estadual, em Mogi das Cruzes.

A unidade, gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, apresentou maior rapidez nos atendimentos. O total de procedimentos cirúrgicos mensais realizados na unidade passou de 415 em janeiro de 2016 para 600 em dezembro.

A ampliação foi obtida graças à adoção do método internacional Choosing Wisely, ação com o objetivo de promover uma reflexão dos profissionais da área médica para reduzir potenciais danos a pacientes, promovidos pela utilização excessiva ou inadequada de exames ou tratamentos.

A unidade busca reduzir o uso excessivo de exames e procedimentos dispensáveis, através de uma mudança cultural no corpo clínico.

Na unidade, foi desenvolvido um programa de treinamento. Foram implantados protocolos clínicos de indicação de exames e procedimentos complementares. Seja na emergência ou no ambulatório, as medidas passaram a ser mais criteriosas.

“Sempre reforço que Choosing Wisely significa escolhendo sabiamente. A meta é garantir o cuidado certo, na hora certa aos pacientes, evitando o uso inapropriado de recursos na saúde. O uso inapropriado pode até causar danos ao paciente”, afirma Luiz Carlos Viana Barbosa, diretor clínico do Luzia de Pinho Melo.

Um dos pilares para alcançar esse resultado foi a melhoria no relacionamento entre médico e paciente. “Na medicina atual, o resgate dessa relação é visto como um meio essencial e complementar aos avanços tecnológicos. Anteriormente o acolhimento era maior, o profissional escutava mais as queixas e dificuldades do paciente. Atualmente, muitos profissionais estão mais focados nos exames complementares, em detrimento da história do doente e da doença. Ao promover esse resgate na unidade, apenas no pronto-socorro as solicitações de exames de imagem caíram 50%”, afirma o diretor.

A paciente Beth Henzel disse que gostou. “Fui bem atendida por médicos e nos exames feitos!”, disse Beth. Mas, ela também fez uma observação: “os pacientes deveriam falar mais baixo, pois não se houve nada”, finalizou.

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    Foto: Governo do Estado de São Paulo

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