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FAC comemora um mês com mais de 90% de resolução

Os ramos de telefonia, escola de computação e beleza atingiram 100% de satisfação

 Publicado em  27/06/2019 às 14h01  Valinhos  Cidades


O Programa Fornecedor Amigo do Consumidor (FAC), do Procon de Valinhos, inédito no País, comemora um mês de atividade nesta quinta-feira (27) com 92% de resolução dos problemas apresentados junto às empresas que aderiram à iniciativa. Os ramos de telefonia, escola de computação e beleza atingiram 100% de satisfação.

Funcionando desde o dia 27 do mês passado, o Programa FAC reúne fornecedor e cliente para agilizar e viabilizar solução para as queixas prestadas. No momento, aderiram à iniciativa as empresas Claro/Net, a CPFL Energia (Companhia Paulista de Força e Luz), os bancos da cidade, o Instituto Embelleze e a escola de computação Microcamp.

Durante o período, todas as negociações entre a Claro/Net e 41 clientes tiveram resolução. A CPFL, segunda empresa a aderir ao programa, já atendeu 15 casos e somente um não obteve solução satisfatória para as duas partes. O atendimento das duas primeiras empresas é feito dentro do próprio órgão, com agendamento por telefone. A Claro/Net atende às terças e quartas-feiras, das 9h30 às 16h, e a CPFL às quintas, entre 9h e 12h.

Os bancos, a Microcamp e o Embelleze estão dentro da modalidade externa, com atendimento em seus locais de trabalho. “O consumidor leva uma carta do Procon, é atendido pelo gerente geral, no caso dos bancos, e, em três dias, recebe uma carta com a resolução do problema”, explica a diretora do Procon, Vilma Albuquerque. Já existem outras empresas estudando a possibilidade de adesão ao programa.

A escola de computação e o Instituto realizaram um atendimento cada, ambas com solução. Juntos, os bancos somam 67% de resolução nos 27 casos atendidos. Apenas a Caixa Econômica Federal (CEF) entrou em total acordo nas três conciliações promovidas. Além da CEF, participam os bancos Santander, Bradesco, Banco do Brasil (BB) e Itaú/Unibanco. 

Na quarta-feira (19), passaram pelo órgão 10 pessoas para atendimento com um técnico da Claro. Uma moradora do bairro Águas Novas, elogiou o programa. “É excelente. Eu saio daqui satisfeita com o resultado”, avaliou. Ela queria cancelar o plano de TV paga e cobrar o desconto prometido pela operadora, que até então estava incorreto na fatura. 

“Eu já tinha ligado umas cinco vezes e nada. Já estava perdendo a paciência”, disse a moradora. Em menos de duas horas de negociação, a representante da Claro colocou fim ao problema. Nessas conciliações, o prazo para a solução é de até cinco dias, mas a prioridade é resolver a situação no dia.

Na rotina do Procon de Valinhos, o ramo de telefonia é a atividade que mais recebe reclamações, 26,83% do total das queixas registradas. Do início do ano até dia 17 deste mês, todas as operadoras juntas somaram 519 reclamações. São elas Nextel, Oi, Vivo e Tim e Claro. Antes do programa, toda solicitação virava processo, com audiência agendada, o que leva mais tempo e gera custos. 

Processos

No Procon, normalmente cada processo leva em média até 60 dias para finalizar, levando em consideração os prazos legais do fornecedor e da avaliação do órgão. Cada processo gera, no mínimo, três notificações ao custo de R$ 12 a R$ 33, dependendo do peso da carta feito por Aviso de Recebimento (AR). Em média, o órgão chega a gastar R$ 600 ao mês somente com notificação. “O FAC não só agiliza para o consumidor, mas resulta em economia de recursos”, comemora a diretora.

O processo esbarra ainda na disponibilidade de datas para a audiência entre as partes. No momento, só há vagas para outubro. Em julho, já estão agendadas 47 conciliações, para agosto são 52 e 47 para setembro. “Tem mês que chegamos a ter 80 audiências”, revela a diretora.

Apesar de o FAC ser ainda exclusividade de Valinhos, todos os processos do novo programa seguem a mesma linha adotada pela Fundação de Defesa do Consumidor, com registro no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

O reconhecimento do pioneirismo do programa ocorreu no encontro anual de Procons, no início deste mês, em Jundiaí. Durante a apresentação do programa, o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo, Fernando Capez, reconheceu o trabalho como inédito no País, exaltando a geração de economia e redução no prazo no atendimento ao cliente.

Valinhos foi convidada para ministrar palestras nas demais cidades paulistas. O município de Pedreira já se antecipou e fez contato para agendar uma visita técnica ao órgão, prevista para dia 23 do próximo mês.

Procon em Casa

O Programa Procon em Casa estreia seu atendimento nesta sexta-feira (28), para duas pessoas com dificuldade de locomoção. O primeiro atendimento é de uma senhora moradora da Vila Santana, que sofreu um aneurisma. O caso envolve a compra de um colchão articulado em uma loja há um ano. Aparentemente, o estabelecimento mudou seu endereço para o Canadá e ela não consegue assistência técnica.

O segundo caso é de um cadeirante do Jardim Santa Cecília, com atendimento previsto para as 15h. Sua reclamação é direcionada à empresa de telefonia Claro.

O programa está em vigor desde a inauguração da nova sede do órgão, ocorrida no dia 17 de maio. Atende pessoas com dificuldade de locomoção em casa, bastando agendar pelo site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br, no link da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, ao qual está vinculado) e um dos técnicos atenderá à solicitação sempre às sextas-feiras.

Para obter mais informações, basta ligar para o telefone 3871-1223.

 

Atendimento pelo FAC (um mês de atividade):

Empresa                              Casos              Reclamação em aberto

Claro                                       41                          0          

CPFL                                      15                          1

Santander                                6                           2

CEF                                         3                           0

Bradesco                                 5                           4            

Banco do Brasil                       2                           1

Itaú/Unibanco                        11                           2

Microcamp                              1                            0

Instituto Embelleze                 1                            0

 

Números de reclamações de telefonia (de janeiro a junho/2019):

Claro: 230

Nextel: 14

Oi: 22

Vivo: 190

Tim: 63

TOTAL - 519

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