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Esquadrilha da Fumaça é tema de Aula Magna de Marketing 

Evento reuniu alunos da Max Planck e da FAJ em Pirassununga

 Publicado em  10/03/2016 às 11h35  Indaiatuba  Educação


Os sinais de fumaça que enfeitam os céus de várias partes do Brasil e do mundo há quase 64 anos foram destaque na Aula Magna de Marketing, realizada no último sábado, dia 5.

Na ocasião, os alunos foram levados até Pirassununga, na casa da Esquadrilha da Fumaça – que tem o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) –, nas dependências da Academia da Força Aérea Brasileira. O evento reuniu ainda alunos de gestão comercial da Faculdade de Jaguariúna – FAJ . 

“A equipe do EDA tem planejamento e execução desenvolvidos com princípios de disciplina militar. As técnicas são aplicadas de forma primorosa. Então, é muito oportuno expor os alunos a um case de tanto sucesso”, afirma o coordenador do curso de Marketing da Max Planck, professor Renato Grilo. Para Lucas Cardoso de Oliveira, aluno do 3º semestre, a iniciativa confirmou o compromisso da instituição. “Definitivamente estamos vivenciando a prática com visitas muito produtivas. Com isso, conseguimos adquirir os conhecimentos práticos das instituições, como funcionam os processos na prática”, afirma. 

O evento começou com a apresentação da equipe de Comunicação Social do EDA, formada por três profissionais das áreas de RP, Publicidade e Jornalismo. As honras foram feitas pelo Tenente Lemos, que mostrou um resumo do planejamento estratégico da instituição e quais seus desdobramentos. “Somos um esquadrão de Comunicação Social. Nosso objetivo é estimular e desenvolver a vocação militar por meio da divulgação dos atributos e realizações da Esquadrilha da Fumaça, que é o segundo esquadrão de demonstração mais antigo do mundo”, afirma.

Ao falar sobre o desenvolvimento do trabalho, o tenente destacou alguns valores primordiais para fazer parte da equipe do EDA, entre eles trabalho em equipe, patriotismo e bom relacionamento com o público. “Nenhum outro esquadrão da Força Aérea brasileira tem essa estrutura. Somos chefiados por aviadores, mas todos respeitam nossos conhecimentos técnicos. Por isso, mesmo quando a esquadrilha está impedida de voar, no caso de troca de aeronaves, continuamos nosso trabalho firme de divulgação via redes sociais, com engajamento contínuo”, explicou. 

Especificamente sobre a atuação nas redes sociais, o RP do EDA contou que escolheram ferramentas que se aproximam aos resultados que querem alcançar. E que o conteúdo é ajustado para o tipo de mídia. “O mais importante é que nosso planejamento se baseia na Missão, Visão e Valores da Academia. Ou seja, não é a ferramenta que pauta o nosso trabalho, e sim onde queremos chegar e como queremos ser percebidos”, garante. 

Aluna do 1º semestre da Max Planck, Cinthyan Santos de Paula, 19, comemorou a iniciativa. “Achei a aula muito válida. Tivemos informações além da imagem que já conhecemos da Esquadrilha. Pudemos ver como trabalham e como fazem para passar a mensagem aos públicos de interesse via redes sociais”, comenta.

O coordenador do curso reforçou que a previsão é ampliar o número de visitas, para alcançar a meta de um encontro por mês. “Estamos em contato com várias instituições. Uma delas é o Google e as plataformas de monetização. Ou seja, nosso objetivo é sempre trazer conteúdo relevante e atual, agregando valor à formação dos profissionais”, garante o professor. 

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