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Emdec disponibiliza versão atualizada do Fale Conosco

Reclamações sobre ônibus e fiscalização do trânsito estão entre as opções

 Publicado em  14/05/2020 às 11h49  Campinas  Serviços


Da Redação

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A Emdec lançou nesta terça-feira (12), a versão atualizada do seu canal online de atendimento ao público, o Fale Conosco Emdec Web, acessado no endereço: www.emdec.com.br/faleconosco. A mudança pretende facilitar as solicitações dos munícipes. Agora, não será mais obrigatório se cadastrar para enviar mensagem, embora a orientação seja a de informar nome, e-mail e telefone.
 
Entre as inovações, destaca-se a possibilidade de anexar arquivos com as extensões em .pdf ou .jpg, recurso até então inexistente. O avanço viabiliza a tramitação de documentos e a inclusão de imagens nas reclamações, por exemplo. O canal oferece hoje as opções ônibus, fiscalização, sinalização e multas de trânsito, atendimento (esclarecimento de protocolos) e outros assuntos.

Passo a passo

Ao acessar o sistema, que fica no caminho Acesso à Informação/Fale Conosco do portal www.emdec.com.br, o cidadão seleciona inicialmente uma das seguintes opções:
 
Fiscalização de trânsito – reclamações e solicitações (se for emergência, ligue no 118, na opção 1);
Ônibus – reclamações e solicitações;
Sinalização – implantação, alteração ou manutenção;
Infrações/Multas – esclarecimentos e solicitações;
Atendimento – esclarecimentos de protocolos;
Outros assuntos – diversos.
 
Dependendo da escolha, o próprio Fale Conosco já abre os campos de preenchimento das informações associadas. "Ônibus", por exemplo, pede o número, nome da linha e sentido de circulação. "Infrações/Multas", a placa do veículo. "Esclarecimentos de protocolos", o número do protocolo. A navegação ganhou interatividade.
 
Na segunda tela, do registro da solicitação, há um campo de no mínimo 20 e no máximo 1.200 caracteres para a mensagem. Abaixo, a possibilidade de anexar arquivos, como documentação e fotos, sendo até seis no total, na extensão .pdf ou .jpg, com limite de 500 kB por arquivo.
 
No espaço a seguir, "local da ocorrência", às vezes exigido, a simples inserção do CEP já carrega o endereço. Uma vez selecionado o logradouro, basta acrescentar o número, possível complemento, bairro e ponto de referência.
 
A terceira e última tela é a dos dados do solicitante (nome, e-mail e telefone). A recomendação da Emdec é que sejam preenchidos, salvo em denúncias que se justifiquem anônimas. Preencher confere formalidade e permite entrar em contato, além de resultar em estatísticas reais das solicitações enviadas ao órgão. Este último fator interfere no planejamento e na execução das ações da empresa.
 
Informando um e-mail, o munícipe recebe as atualizações sobre o andamento da solicitação registrada. Do contrário, precisa anotar o número do protocolo gerado e consultar seu status acessando posteriormente a seção Consulta de Protocolo do portal. Esta consulta também pode ser feita pelo aplicativo móvel da Emdec, disponível como EMDEC no Google Play e App Store, para sistemas Android e iOS.
 
Canais de atendimento
 
Além do Fale Conosco Emdec Web, a empresa também atende a população por outros canais:
Fale Conosco Emdec 118, telefone em que as emergências de trânsito são atendidas 24 horas, na opção 1 (ligações de fora de Campinas devem ser feitas no (19) 3766-2300);
- Fale Conosco Emdec Postal (Correios);
- Fale Conosco Emdec Presencial (balcões de atendimento da Sede, Agiliza Campinas e Poupatempo Campinas Shopping).
 
 

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