Publicado em 06/02/2016 às 09h00 Indaiatuba Cidades
A conta de energia em Indaiatuba e nas outras 26 cidades atendidas pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Piratininga), no interior e na Baixada Santista, deve ficar 2,70% mais barata este mês, com efeito na conta de luz dos 1,5 milhão de consumidores residenciais, industriais e comerciais a partir de março.
A redução das tarifas reflete a aplicação da bandeira tarifária vermelha nível 1 a partir de fevereiro, definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última sexta-feira, 29 de janeiro.
Segundo a nova metodologia aprovada pelo regulador, a cada 100 kWh consumidos, a conta de luz sofre acréscimo de R$ 3. Anteriormente, estava em vigor a bandeira vermelha nível 2, que implicava em um aumento de R$ 4,50 a cada 100 kWh consumidos.
Com a nova bandeira, as tarifas residenciais da concessionária terão redução de 2,70% em fevereiro. Na prática, o custo da energia para um cliente residencial com consumo de 100 kWh cairá de R$ 55,58 para R$ 54,08, excluindo efeito de PIS/Cofins (cuja alíquota efetiva varia mensalmente), do ICMS e da Contribuição de Iluminação Pública - CIP (que varia por município).
O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde janeiro de 2015, foi criado pelo governo federal e pela Aneel para refletir o real preço da energia consumida no País, considerando o atual nível dos reservatórios das hidrelétricas e o custo da geração térmica em operação. O regulador define mensalmente a bandeira em vigor, com base na avaliação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre as condições de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Além das bandeiras vermelhas, o sistema de bandeira tarifária é composto pela bandeira amarela, que resulta no acréscimo de R$ 2,50 a cada 100 kWh, e pela bandeira verde, que não implica em nenhum aumento na conta de luz dos clientes. A manutenção da bandeira vermelha nível 1 dependerá do nível dos reservatórios e da geração térmica prevista durante o mês de março.
CPFL
A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.
Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.
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