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Comgás encerra terceiro ciclo tarifário superando as metas operacionais, crescimento físico e satisfação de clientes

Em 31 de maio deste ano, a maior distribuidora de gás natural canalizado do País concluiu o terceiro ciclo tarifário

 Publicado em  12/06/2014 às 12h36  Campinas  Variedades


 A cada cinco anos, a ARSESP, órgão do governo do Estado, realiza uma Revisão Tarifária que visa garantir a adequação econômico-financeira, bem como o nível de investimentos e metas da concessionária.

No último ciclo, a Comgás adicionou cerca de 120 mil clientes ao ano, superando em 5,8% o índice acordado com o agente regulador. Assim, a companhia chegou em 2014 com mais de 1,35 milhão de usuários em sua área de concessão, que é composta por 177 municípios do Estado de São Paulo, responsáveis por 27% do PIB nacional. Ainda durante o último ciclo, a companhia construiu 5.369 quilômetros de rede, valor 8,04% acima do estabelecido pela ARSESP.

 A Comgás investiu cerca de R$2,7 bilhões nos últimos cinco anos, dos quais R$852 Milhões foram aplicados em 2013. Esse montante configura o maior investimento realizado por uma concessionária em infraestrutura de distribuição de gás no país. Durante o período, a companhia arrecadou R$3,6 bilhões em impostos e gerou mais de seis mil empregos diretos e indiretos. Toda essa operação foi executada dentro dos mais altos padrões de segurança, com níveis de performance comparáveis as melhores empresas mundiais.

Nos últimos cinco anos, a Comgás contabilizou mais de 12 milhões de homens horas trabalhadas por ano. Essa gestão garantiu à companhia, pelo oitavo ano consecutivo, o prêmio AGA Safety Achievement Award, oferecido pela American Gas Association (AGA), o melhor desempenho em Segurança, entre todas as empresas associadas. Participaram deste processo mais de 50 empresas distribuidoras de gás dos EUA (maior mercado de gás do mundo).

O único item que ficou abaixo do estipulado pelo agente regulador foi o volume de gás natural distribuído, que era de 26,6 bilhões de metros cúbicos. A Comgás deixou de entregar 1,2 bilhão de metros cúbicos no período e, segundo a companhia, o valor estimado pela Agência em 2009 ficou muito acima do realizado e em linha com as expectativas da empresa, informada a agencia em 2009. Fatores como baixa atividade industrial no país e redução do consumo de GNV explicam a maior parte deste gap.

Os resultados da Comgás foram obtidos com 93% de satisfação dos clientes/usuários. Maior índice de satisfação entre todas as companhias de serviço público que atuam no Estado de São Paulo. Em 1999, ano da privatização da companhia, o índice era de 86%.

 Números e realizações

 

1999

2013

VOLUME

1,3 BI m3

5,5 BI m3

CAPEX

R$50 MM

R$ 852 M

REDE

2.500 KM

11.000 KM

MUNICÍPIOS ATENDIDOS

17

75

MEDIDORES

314.034

1,35 MILHÃO

 Sobre a Comgás

Fundada em 1872, a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) é considerada a maior distribuidora de gás natural canalizado do País. A empresa foi privatizada em 1999, tendo como controladores o Grupo Cosan e o Grupo Shell, com participação acionária de 60,7% e 18,2%, respectivamente.

São aproximadamente 11 mil quilômetros de rede de distribuição, que levam o gás natural para mais de 1,3 milhão de consumidores nos segmentos residencial, comercial, industrial, cogeração e GNV. A companhia está presente em 75 cidades do Estado de São Paulo, responsáveis por 27% do PIB nacional.

Como prestadora de serviços públicos, suas atividades são reguladas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), órgão do governo do Estado.

 

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