13 de Ago de 2022
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Atividade física ajuda a prevenir doenças comuns do período de frio

Nesta época especialista avalia que o risco de infarto e Acidente Vascular Cerebral aumenta 30%

 Publicado em  03/06/2022 às 11h48  Indaiatuba  Saúde


A prática regular de exercícios físicos melhora o metabolismo

A prática regular de exercícios físicos melhora o metabolismo
Foto: Reprodução

DENISE KATAHIRA

denisekatahira@maisexpressao.com.br

 

A prática regular de atividade física, na “dose certa”, é importante para a prevenção e controle de doenças cardiovasculares e Acidente Vascular Cerebral (AVC), principalmente neste período de frio quando o número de casos pode aumentar, em média, até 30%, em especial quando as temperaturas estão abaixo dos 15°C.

A especialista em Reabilitação Cardiovascular e professora do curso de Medicina do Grupo UniEduK, Sofia Helena Mariante Massaro, explica que, para manter o calor interno, em torno de 36º, o corpo precisa estimular uma substância, conhecida como catecolaminas, que, dentre outras funções, acelera o metabolismo, evitando assim a perda de calor pelo corpo. “Esse mecanismo faz com que as paredes dos vasos sanguíneos que irrigam a pele se contraiam e o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue”.

Ela ainda enfatiza que nesse período as pessoas costumam beber menos água, causando desidratação e tornando o sangue mais denso e viscoso, o que colabora para um aumento da pressão sanguínea. “Com todo esse cenário, as artérias que já estão obstruídas sofrem um fechamento momentâneo, formando um coágulo que entope o fluxo de sangue nas artérias coronárias, ocasionando o infarto agudo do miocárdio”, alerta. “O aumento da pressão sanguínea nos vasos, além de sobrecarregar o coração, também facilita o desprendimento de placas de gordura localizadas nas artérias, o que pode bloquear o fluxo do sangue para o cérebro, provocando o AVC”, explica.

 

OMS faz recomendação sobre atividade aeróbica

A prática regular de exercícios físicos contribui para a prevenção de doenças, pois gera diferentes adaptações metabólicas, sistêmicas e autonômicas no corpo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, adultos e idosos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de atividade física aeróbica de vigorosa intensidade. Já para crianças e adolescentes, recomenda-se uma média de 60 minutos de atividade física moderada por dia.

“A prática de exercício físico, principalmente de intensidade moderada, tem efeito positivo na imunidade e está associado com a adoção de outros hábitos de vida positivos, como sono adequado, redução da ingestão de álcool, cessação do tabagismo e alimentação e hidratação adequadas”.

Entre os benefícios, segundo a professora, estão a diminuição da Frequência Cardíaca e Pressão Arterial em repouso; aumento nos níveis de HDL (colesterol bom) e diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim); melhora da capacidade cardiorrespiratória; contribui para a diminuição da gordura corporal (aliado a uma alimentação adequada); diminui os índices de glicose no sangue; redução da perda de massa óssea (osteoporose); aumento da massa muscular e da flexibilidade; melhora da qualidade de vida e da vida social; auxilia no tratamento da ansiedade, depressão e estresse; reduz o número de internações por doenças cardiovasculares e redução das mortes por doenças cardiovasculares. (DK).

 

 

 

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