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Apae implanta o uso de tablets no trabalho de comunicação e aprendizagem

O principal objetivo do uso do tablet é desenvolver independência e competência em situações comunicativas

 Publicado em  25/07/2017 às 15h00  Valinhos  Cidades


Um importante recurso no valor de R$19.500,00 chegou para APAE através do Fundo de Projetos, cujo cheque foi entregue para o Presidente Luis Roberto Roson, em Assembleia da FEAPAES realizada em Pirassununga no dia 21 de julho.

Com esse valor, a APAE adquiriu 12 tablets com aplicativo Livox desenvolvido para trabalhar como plataforma alternativa de comunicação e aprendizagem.

O Coordenador pedagógico e diretor Rodrigo Souza da Silva destaca que os tablets já em uso na APAE, vieram como ferramenta de comunicação, para os assistidos com deficiência intelectual, autismo, paralisia cerebral entre outros. "Foi muito bom, era uma pedido do setor de fonoaudiologia para implementar o trabalho na APAE".

O principal objetivo do uso do tablet é permitir que pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, assistidas pela APAE de Valinhos, possam desenvolver independência e competência em suas situações comunicativas, assim como ampliar melhores oportunidades de interação social através de recursos da tecnologia assistiva, sob orientação de fonoaudiólogas e educadores especializados no atendimento de pessoas com deficiência que utilizam a comunicação alternativa através de recursos eletrônicos.

Com esse equipamento será possível promover a comunicação mais eficiente e adequada para cada assistido; Estimular as habilidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio); Ampliar as possibilidades de aprendizagem; Aprimorar a percepção e discriminação auditiva; Promover a sensibilização musical (propriedades do som e da música); Desenvolver a consciência de corporal; Desenvolver as habilidades motoras (estruturação e organização espacial); Promover o autoconhecimento; Desenvolver a conscientização do eu e do outro; Desenvolver a autonomia e auto-estima do assistido; Promover a independência e a iniciativa; Estimular a socialização através de trabalho em grupo; Desenvolver a inclusão e socialização da pessoa com deficiência; Promover a melhor interação e comunicação no ambiente familiar e na sociedade.

Todo projeto foi elaborado pela fonoaudióloga Tatiane Mingardo.

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