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ACIC disponibiliza equipe para esclarecer dúvidas

Entidade disponibiliza conteúdos on line para o enfrentamento da crise

 Publicado em  01/04/2020 às 08h00  Campinas  Economia


A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) colocou a sua equipe para atender diretamente os empresários – lojistas, industriários e prestadores de serviços – para orientá-los sobre as novas regras de abertura dos estabelecimentos, sobre as medidas provisórias para orientar o fluxo de caixa e sobre os acessos aos créditos mais baratos e acessíveis. Além disso, programou uma série de conteúdos exclusivos para oferecer aos empresários sobre as melhores práticas em meio à crise provocada pela quarentena que visa a contenção das contaminações pelo coronavírus. As orientações devem ser solicitadas por meio de formulário disponível no link empreendedor.acicampinas.com.br/converse-com-nossa-equipe

“Estamos engajados em ajudar as empresas. Queremos entender as dúvidas, mesmo que sejam bem específicas, e as necessidades de cada um. Agora, mais do que nunca, queremos estar ao lado das empresas. Tudo isso vai passar, cedo ou tarde, e todos precisam estar preparados para quando chegar o ponto de virada. Mas, no momento, é necessário se adaptar”, informa a presidente da ACIC e vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Adriana Flosi.

Além das orientações específicas, a Associação está utilizando o Projeto “ACIC com você” para apresentar, on line, com dia e hora marcados, temas que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios. A ideia é oferecer informações importantes, de maneira didática, que possam ser aproveitadas como alternativas para a adaptação das empresas a esse período. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas nos links de cada tema, informados no facebook da ACIC. O telefone (19) 2104.9200, o WhatsApp ACIC (19) 99607-7604 e o e-mail [email protected] podem ser utilizados para mais informações, das 8h às 18h.

ACIC com você

Apenas em abril serão exibidos seis conteúdos, sempre das 10h às 11h, que tratam de diferentes temas, como “Faça sua análise SWOT e descubra suas forças” na terça-feira, dia 1 de abril. O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats. Quando traduzido para o português forma a sigla FOFA, que significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Assim, a função da análise SWOT é avaliar o ambiente interno e externo de um negócio para que o empresário consiga visualizar os pontos positivos e os de melhoria na sua empresa. Nesse momento, é recomendada a análise do cenário de cada mercado para uma gestão mais eficiente e para verificar a possibilidade de destacar frente aos concorrentes.

Na quinta-feira, dia 2 de abril, o tema será “Como vender pela Internet”, orientando sobre as vendas online para quem ainda está limitado ao comércio físico. Entre as informações está a necessidade da presença da empresa em diversos canais para conseguir realizar as vendas online. Cada rede social possui a sua própria característica e, por isso, utilizar a mesma forma de comunicação não trará os resultados efetivos e esperados. A proposta deste conteúdo é apresentar como as empresas podem adaptar o seu produto ou serviço para vender através das redes sociais, especialmente pelo WhatsApp e pelo e-mail, os dois canais mais utilizados nesse período.

No dia 7, o foco serão os “Métodos ágeis para resolver problemas: SPRINT”. Essa metodologia criada pelo Google Ventures visa a resolução de problemas em cinco dias, orientando as empresas para a divisão da equipe para desenvolver soluções. A abordagem é a agilidade nas resoluções com foco em estratégias, considerando as constantes mudanças. No dia 9, as vendas pela internet voltam às sugestões, destacando a transição do sistema de vendas, com o tema “A força do e-commerce: como se adaptar”. O e-commerce é uma excelente forma de atingir mais pessoas com novas maneiras de vender pela diversidade de canais que a internet proporciona. As dicas são tanto para quem já está no e-commerce como para aqueles que pretende criar um canal de venda online, principalmente neste momento quando a maior parte dos estabelecimentos está fecha. 

Na metade do mês, no dia 14, o conteúdo traz orientações sobre “Planejamento financeiro para momento de crise” para que o pequeno empresário possa se planejar, controlar e melhorar a forma de gerir a saúde financeira da sua organização. A ideia é orientar como as pessoas devem se preparar nesse momento e as melhores estratégias para isso. Para se precaver, é necessário ter um bom planejamento financeiro, fluxo de caixa e controle de estoque funcionando. 

Já no dia 16, “Marketing de Conteúdo: atraia seus clientes online” busca informar sobre as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, criando uma percepção positiva da marca para gerar mais resultados. O marketing de conteúdo sempre foi uma ferramenta útil para empreendedores construírem a imagem de suas marcas e para se aproximarem de seus consumidores com um investimento menor. Nesse momento, tem sido ainda mais importante para as empresas para que não caiam no esquecimento e sejam relevantes para o atual mercado. Os conteúdos de abril terminam no dia 21, com destaque para “Assessoria jurídica empresarial”.

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