18 de Novembro de 2019
Central de Relacionamento

Blog / José Trevisan

Usando a linguagem negativa, provocará o comportamento que se quer evitar.


Postado em 25/07/2018 às 17h14


É muito comum encontrarmos nos caixas eletrônicos um adesivo em que está escrito: Não se esqueça de retirar o cartão. E, também, é muito comum encontrarmos os cartões esquecidos no caixa eletrônico. Se a linguagem do adesivo for mudada, será mais fácil atingir o objetivo: Lembre-se de retirar o cartão. Nos shoppings onde o estacionamento é pago, encontramos cartazes espalhados em todo o shopping, dizendo: Não se esqueça de validar o ticket de estacionamento. E estamos sempre encontrando pessoas voltando do estacionamento que fizeram o que? Esqueceram de validar o cartão. O adequado é: Lembre de validar o ticket de estacionamento.  Você já teve, provavelmente, a experiência de pensar em "Não posso esquecer de.." e obter o resultado de esquecer exatamente aquilo que na realidade você queria lembrar.  Qual o resultado que a campanha "Não use drogas" vem obtendo? O consumo de drogas vem aumentando ano após ano. Além da palavra não, quanto mais a palavra droga é utilizada, mais é repetida, mais ela é reforçada e lembrada, levando muitos adolescentes a ficar cada vez mais curiosos a respeito, pois é por ser tão falada eles decidem experimentá-la.  Há pouco tempo foi veiculada na televisão uma campanha "se beber, não dirija. Você não acha que seria mais adequado dizer: Se beber álcool, chame um táxi ou peça uma carona. O foco de uma campanha deve estar no objetivo a ser alcançado e colocado em linguagem afirmativa. Em vez de uma campanha pela não violência, é muito mais eficaz uma Campanha pela Paz.  A não violência, na realidade nos trás à mente imagens e situações de violência, que queremos evitar; e afasta as pessoas em vez de motivá-las. E, ainda, faz com que pensemos em violência em vez de paz. Nunca, evite, e outras negativas, tem o mesmo efeito que um não. Nunca tranque o cruzamento, evite trancar o cruzamento ou não tranque o cruzamento fazem-nos pensar na mesma coisa: trancar o cruzamento.  Deixe o cruzamento livre, é a linguagem afirmativa, objetiva e eficaz.  São alguns dos  princípios da PNL. Se você aplicar isto na sua vida, em breve vai começar a obter os resultados que deseja. Trevisan José



Galeria de mídia

Não há fotos e vídeos disponíveis.


Comentários

*Leia o regulamento antes de comentar
Frutos de Indaiá

Conheça o maior evento de premiação de Indaiatuba.

Frutos de Indaiá