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Tarifa de pedágio na SP-75 sobe para R$15,20 após aumento de 8%

Artesp informa que o reajuste foi baseado na correção da inflação segundo o indicador econômico IPCA

 Publicado em  02/07/2021 às 08h23  atualizado em 02/07/2021 às 08h39 - Indaiatuba  Cidades



Denise Katahira
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A tarifa de pedágio da praça da Rodovia Engenheiro Ermênio de Oliveira Penteado (SP-75), em Indaiatuba, sofreu reajuste de 8,05% nesta quinta-feira (1º). O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Transporte (Artesp).

Portanto, a tarifa de pedágio subiu R$ 1,20 passando de R$ 14,00 para R$ 15,20. Segundo a Artesp, o reajuste foi baseado na correção da inflação pelo indicador econômico IPCA, entre junho/2020 e maio/2021.

Já a praça de pedágio Anchieta - Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral, subiu de R$ 28,00 para R$ 30,20.

O cálculo das tarifas de pedágio é feito utilizando-se o conceito de tarifa quilométrica, ou seja, corresponde a um valor fixo por quilômetro multiplicado pelo trecho de cobertura da praça - e que varia em função da categoria das rodovias e dos tipos de veículos. ​ 

Ainda de acordo com a Artesp, em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, os reajustes tarifários foram adiados por cinco meses, tendo os valores sido alterados somente a partir de 01 de dezembro de 2020. Por se tratar de serviço essencial, nenhuma obra foi paralisada pelas concessionárias no período de quarentena, bem como foram mantidas todas as atividades operacionais, manutenção, atendimento ao usuário e prestação de socorro.

Pagamento proporcional

O presidente Jair Bolsonaro sancionou no dia 2 de junho a Lei 14.157 que abre caminho para ampla alteração do sistema de pedágios em rodovias do País, com cobrança de valores proporcionais à quilometragem percorrida por motoristas. A matéria foi aprovada pelo Senado em março e recebeu aval da Câmara dos Deputados no dia 6 de maio.

A regulamentação estava prevista para até 180 dias após a sanção presidencial, entretanto, o presidente alegou independência dos Poderes e vetou esse trecho.

O modelo proposto é conhecido como "free-flow" (fluxo livre, em inglês). A cobrança de pedágio proporcional ao trecho percorrido já é realidade em países como Estados Unidos e parte da Europa. No Brasil, os usuários pagam tarifas fixas atualmente, de acordo com as categorias de veículos (carros, motos ou caminhões, por exemplo).

No modelo de fluxo livre, os valores seriam menores para quem percorre trechos curtos e maiores para aqueles que se deslocam por trajetos longos.

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