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Vendas no varejo da RMC têm queda de 22,5%

O e-commerce continua sendo o grande destaque

 Publicado em  20/07/2020 às 13h53  atualizado em 21/07/2020 às 10h21 - RMC   Economia


Da Redação

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Com a restrição do funcionamento do comércio na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o faturamento dos estabelecimentos que trabalham com varejo tem apresentado frequentes quedas, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

A maior parte das lojas tem conseguido realizar negócios basicamente pelo incremento das vendas pela internet. O e-commerce continua sendo o grande destaque para a evolução do comércio digital que, acoplado à prática do delivery motivado pela pandemia, expandiu as vendas em 40% na comparação junho/2020 x junho/2019.

“Essa dinamização do e-commerce é a maior contribuição que a pandemia pode dar ao comércio digital, pois a expectativa para julho é de que a quarentena continue o que projeta um mês ainda negativo para o comércio varejista em Campinas e Região”, analisa do economista Laerte Martins, diretor da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas).

Por ter sido essa possibilidade, nos últimos meses, junto com o drive-thru, de comercialização de produtos pelos seus associados, a ACIC passou a disponibilizar uma plataforma gratuita que permite a inclusão também de pequenos e médios empresários no universo digital, imprescindível para os negócios durante a pandemia, mas que ultrapassará o momento de crise econômica. 

Desenvolvida em parceria com a MarketUP, a ferramenta permite a criação de loja virtual gratuita, com layout personalizado de empresa e com toda estrutura necessária para que os empresários possam cadastrar seus produtos, integrar os meios de pagamento e o frete, por exemplo. A plataforma também auxilia na organização e no controle dos processos internos, como estoque, finanças, emissão de nota fiscal, contas a pagar e a receber, emissão de relatórios e gerenciamento de serviço de entregas (delivery), entre outros.

Faturamento em queda

O faturamento do comércio varejista vem caindo. Com base nos dados do  SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de junho de 2020, a avaliação em função do nível de faturamento feita pelo Departamento de Economia da ACIC, demonstra que o varejo de Campinas e região apresentou uma queda de 22,5% em junho de 2020, quando comparado ao mesmo mês de 2019. No entanto, junho teve um crescimento de 17,9% se comparado a maio de 2020, mesmo considerando no período uma inadimplência 19,84% maior.  Na avaliação junho/2020 x junho/2019 a elevação da taxa de inadimplência foi de 3,16%.

Nas vendas físicas positivas continuam figurando os supermercados e hipermercados, com crescimento de 14,9%. Móveis, eletrodomésticos e lojas de departamentos também tiveram resultados positivos, com 3,5% de aumento nas vendas; e material de construção com 20,1%. 

Por outro lado, vários são os setores que tiveram perdas no faturamento. As vendas no turismo e transportes caíram 74,5%; nos salões de beleza, houve redução de 60,5%; nos bares e restaurantes, -58,2%; no setor de vestuário, -45,7%; na educação, comunicação e diversão -31,6%; nos postos de gasolina -31,25%; nos  serviços de autopeças -8,1% e nas drogarias e farmácias, onde o faturamento vinha subindo até então, a queda foi de 3,48%,

A movimentação financeira em junho, em Campinas, foi de R$ 870,6 milhões, contra R$ 1,111 bilhão em 2019, representando um prejuízo de 21,65%. Na RMC foram movimentados R$ 2,097 milhões este ano, contra R$ 2,645 bilhões no ano passado, registrando uma diferença percentual de 20,71%.

Semestre

Na avaliando de janeiro a junho de 2020, as vendas no varejo de Campinas e região acumularam uma perda no faturamento de R$ 3,301 bilhões, cerca de 22,5% em relação ao mesmo período de 2019. Em Campinas, a perda no faturamento chega a R$ 1,417 bilhões, ou cerca de 22,3% em relação aos seis primeiros meses do ano passado.

 

 

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