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Salto supera meta do Ideb e alcança resultados previstos para 2017

 Das oito escolas municipais avaliadas, cinco superaram as metas previstas para 2015

 Publicado em  14/09/2016 às 10h04  Salto  Educação


O Município de Salto ultrapassou as metas do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) para 2015 e alcançou resultados previstos para 2017.

Das oito escolas avaliadas no Ideb, cinco superaram as metas de 2015, das quais quatro alcançaram as metas previstas para 2017 e duas as metas de 2019.

De 2011 para 2015, Salto avançou um ponto na avaliação dos 5os anos da rede municipal, sendo 0,7 pontos somente de 2013 para 2015. "É um resultado que aponta um crescimento acima da média", explica a Secretária Municipal de Educação, Milta Alves Ribeiro Maron.

A Secretária também destaca o fato de Salto ter ficado acima da média, num comparativo com municípios da Região Metropolitana de Sorocaba. Entre os 27 municípios que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, um alcançou a meta estabelecida para 2021, oito alcançaram as metas de 2019 e seis, entre os quais o Município de Salto, alcançaram as metas de 2017.


Conquista

 A Secretária Municipal de Educação explica que a conquista junto ao índice de Educação é resultado de ações como a implantação do Programa Ler e Escrever, do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) e da capacidade de gestão em acompanhar e monitorar o trabalho dos coordenadores e professores. 

Desde 2014, o “Ler e Escrever” é realizado em convênio com a rede estadual e é composto por material didático gratuito aplicado em todas as escolas de 1º ao 5º ano. Isso representa cerca de 7 mil alunos da rede municipal, sendo alfabetizados com um programa que já apresentava resultados expressivos na rede estadual.

O Programa Ler e Escrever é um conjunto de linhas de ação articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos Além de contemplar formações específicas para professores e coordenadores que o utilizam, o programa incentiva o processo do aluno na construção de conhecimentos na leitura e na escrita.

Já o PNAIC implantado em 2013, com o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao final do 3º ano de Ensino Fundamental, tem desde então capacitado continuamente cerca de 180 professores da Rede Municipal.

Para se ter uma ideia, em 2014 foram 540 professores que receberam 440 horas de formação relacionadas ao PNAIC, Congresso Municipal de Educação, Jornada Pedagógica, formação em HTC pelos professores formadores e formações em serviço.

O trabalho de parceria entre Secretaria da Educação e Unidades de Ensino, desde as formações dos profissionais da educação até o acompanhamento do trabalho realizado diretamente com os alunos demonstram os resultados apresentados.


Evolução de Salto nas notas do Ideb

 

SALTO

Nota

2011

Nota 2013

Nota 2015

Meta 2015

Meta  Projetada

(ano/nota)

5º Ano (4ª série)

5,6

5,9

6,6

6,4

2017 / 6,6

9º Ano (8ª série)

5,7

5,8

5,9

5,6

2017 / 5,9


Evolução das escolas

Cinco das oito escolas avaliadas atingiram ou superaram a meta estabelecida para 2015 

ESCOLAS

(5º ano / 4ª Série)

Nota 2013

Nota 2015

Meta 2015

Meta Alcançada (Projetada) (ano/nota)

CEMUS I
(João Batista Dalla Vechia)

5,4

6,5

7,0

 

CEMUS VII
(Prof. Maria Jesuina Nascimento de Moraes)

6,2

6,7

6,4

2017 / 6,6

CEMUS III
(Prof. João Batista Cezar)

7,5

7,2

7,7

 

CEMUS XI

(Prof. Lazara Maria Lara Begossi)

6,3

6,6

6,2

2019 / 6,6

CEMUS V
(Luiz Rodrigues de Almeida)

6,5

6,8

6,5

2017 / 6,7

CEMUS VI

(Maria da Conceição Lopes Galvão Pisciotta)

5,8

6.4

6.1

2017 / 6,3

CEMUS IX

(Prof. Maria de Lourdes Guarda)

5,4

6,1

6,4

 

CEMUS IV
(Prof. Odilo Della Paschoa)

6,3

6,8

6,4

2019 / 6,8

 

ESCOLAS

(9º ano / 8ª Série)

Nota 2013

Nota 2015

Meta 2015

Meta Alcançada (Projetada)(ano/nota)

CEMUS V
(Luiz Rodrigues de Almeida)

5,8

5,9

5,6

2017 / 5,9

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