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Procon elabora ranking dos sites mais reclamados em 2016

Foram levadas em consideração as reclamações de janeiro a agosto

 Publicado em  22/10/2016 às 17h00  atualizado em 24/10/2016 às 16h30 - Indaiatuba  Cidades


Atraso na entrega dos produtos é a principal reclamação

Atraso na entrega dos produtos é a principal reclamação
Foto: Arquivo - Divulgação

 A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, elaborou um ranking com as empresas de comércio eletrônico mais reclamadas no período de janeiro a agosto de 2016.

A Cnova Comércio Eletrônico S/A, responsável pelos sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia, Barateiro, e-Hub e Cdiscount, ficou em primeiro lugar com 4.960 reclamações registradas. No mesmo período do ano passado a empresa recebeu 2.827 reclamações.

Em segundo lugar ficou a B2W Companhia Digital, dos sites Submarino, Americanas, Shoptime e Soubarato, dobrando o número de registros em relação à 2015, de 580 para 1.174.

Em seguida aparece o Magazine Luiza em terceiro lugar, Walmart em quarto, e NS2.com Internet S/A, dos sites Netshoes e Zattini, em quinto. Veja aqui o ranking.

Problemas e soluções

Questões com entrega – não entrega e atraso na entrega do produto – estão entre as principais reclamações dos consumidores da Cnova, 61%, enquanto que a média do seguimento para este tipo de problema é de 36%.

Cnova e B2W também lideram quando o assunto é a não solução dos problemas. O índice de solução das duas empresas ficou em 73%, considerado baixo pelo Procon-SP.

O índice mais próximo do desejado é do Walmart (90%), seguido por Magazine Luiza com 89% e NS2.com com 86%.

Orientações
O Procon-SP orienta que o consumidor tem o direito de no ato da compra ter a informação do prazo de entrega, que deve constar no pedido e na nota fiscal.

No Estado de São Paulo, a Lei 13.747/2009, conhecida como "Lei da Entrega", obriga as empresas a estabelecerem data e turno para a entrega de produto ou a realização de serviço ao consumidor. Se o produto não for entregue no prazo estipulado o consumidor pode cancelar a compra e ter de volta os valores pagos, monetariamente atualizado, e a perdas e danos. Veja mais orientações no Guia do Comércio Eletrônico disponível no site da Fundação.

Justificativa
Em nota, via assessoria de imprensa, o Grupo Netshoes reforçou que seu compromisso é oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor, investindo constantemente em uma relação transparente e próxima aos clientes. "A companhia observa um aumento significativo em seu índice de solução: em 2015, era de 71% e, em 2016, já supera o índice de 86%, mesmo tendo apresentado um forte crescimento no número de pedidos em suas lojas. Nesse período, o grupo registrou evolução significativa na Zattini, com seu portfólio de moda, lançou a categoria de Beleza, apresentou seu Marketplace e continua a investir em novas categorias, serviços e produtos visando otimizar a experiência de seus clientes".

A nota ainda prossegue: "A empresa conta com uma Central de Relacionamento própria, disponível via chat, e-mail, telefone e redes sociais, visando garantir um contato cada vez mais próximo aos clientes, em busca de superar seus anseios e necessidades, com agilidade e eficiência. Ademais, a companhia dispõe de uma clara estratégia e robusta infraestrutura para garantir a excelência de prestação de serviços, mesmo em altos picos de datas promocionais, como a Black Friday. Isso resultou na conquista, ao longo dessa trajetória, de uma alta reputação perante os seus clientes e o mercado, com reconhecimento de mais de 40 prêmios concedidos pelas mais variadas instituições do setor em diversos segmentos".

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    Foto: Arquivo - Divulgação

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