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Prefeitura de Sumaré e CPFL Paulista firmam parceria

A parceiria foi emum projeto educacional de R$ 1,6 milhão

 Publicado em  29/08/2016 às 09h34  Sumaré  Educação


Os professores de Matemática e diretores das escolas da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Sumaré já estão passando pela capacitação para um inovador projeto de reforço escolar baseado em jogos eletrônicos, implantado com apoio da CPFL Energia. A empresa parceira investe R$ 1,6 milhão na iniciativa, conhecida como Projeto Tamboro, que vai beneficiar os cerca de 3.850 alunos das turmas de 6º e 9º anos da Rede Municipal. O projeto tem um prazo de execução de 30 meses.

“Trata-se de um projeto de primeiro mundo, que vai melhorar o aproveitamento dos nossos alunos nesta matéria. Só temos a agradecer à CPFL, que já foi parceira da Prefeitura de Sumaré em diversas outras iniciativas nos últimos anos. Já treinamos todos os 160 educadores, entre professores de Matemática, coordenadores e diretores, que vão atuar no projeto, que é executado através de jogos on line que têm a Matemática como base. A empresa que nos fornece os serviços dos monitores para os laboratórios de Informativa da Rede também está nos dando apoio técnico”, explicou a secretária municipal de Educação, Ana Claudia Foffano Mengue.

O Projeto Tamboro trata-se de uma plataforma de aprendizagem e gestão educacional na rede pública municipal de Sumaré (SP). Estão sendo beneficiadas as 14 Escolas Públicas Municipais de Sumaré que oferecem turmas de 5º e 9º anos. Os objetivos do projeto estão em consonância com a Lei 13.005/2014, o PNE (Plano Nacional de Educação), que define as bases, metas e estratégias da política educacional brasileira para os próximos 10 anos.

O desenho do projeto, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré e a empresa Tamboro Educacional, partiu dos resultados da Prova Brasil 2013, através da qual foi possível calcular a proporção de alunos com aprendizado adequado ao ano escolar.

“O Projeto Tamboro visa implantar novas metodologias educacionais, diminuindo a defasagem idade série e impactando no resultado das avaliações de larga escala através da utilização de uma plataforma adaptativa de aprendizagem baseada em jogos.  A plataforma de aprendizagem baseada em jogos tem como objetivo ampliar as possibilidades metodológicas da prática escolar, de modo a impactar positivamente na proficiência dos alunos, na didática dos educadores, influenciando políticas públicas que sirvam como legado para as cidades beneficiadas no que tange à adoção de novas práticas educacionais”, divulgou a CPFL Energia em nota.

O trabalho será desenvolvido na “Ludz”, plataforma que oferece o conteúdo completo de matemática do 5º ao 9º anos da Tomboro. As metas do projeto levarão em consideração o ambiente favorável para a inovação, o nível de comprometimento dos educadores e a adequação dos aspectos de infraestrutura necessários a um programa de caráter tecnológico e digital.

“O legado do projeto é um ambiente educacional transformado, no qual os gestores e professores de escolas públicas municipais terão uma ferramenta eficiente para gestão e intervenção pedagógica e no qual alunos tem a oportunidade de utilizar o que há de melhor em tecnologia de aprendizagem personalizada para atingir seu pleno potencial”, completou a empresa.

 

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