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Prefeito entrega certificados de curso motivacional a motoristas de ônibus de Sorocaba

Promovido pela Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com as empresas concessionárias STU e Consor

 Publicado em  01/03/2018 às 09h34  Sorocaba  Cidades


“Esta é um oportunidade que o governo municipal está dando para uma categoria tão importante como a de vocês. Assim como há 25 anos fiz a frente da Urbes, nós estamos investindo novamente no elemento humano. Parabéns a todos vocês e a Urbes por este trabalho”, destacou o prefeito José Crespo na tarde da última quarta-feira (28), ao entregar certificados do Projeto “Coletivo para Coletividade” a 21 motoristas de ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba. A cerimônia ocorreu na Uniten (Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios), na Vila Barão.

 

Promovido pela Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com as empresas concessionárias STU e Consor, o curso é alinhado com as exigências do mercado de trabalho e faz parte do compromisso de governo do prefeito José Crespo. O objetivo é de oferecer mais qualidade no atendimento ao cliente cidadão e promover a segurança no trânsito.

 

“É necessário parar um pouco e pensarmos o que representa o nosso trabalho para os usuários e perceber a visão do outro. Queremos cada vez mais qualidade em nosso serviço. Estou muito feliz com os resultados que recebi da minha equipe”, destacou o presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
O motorista Sérgio Rodrigues, que trabalha há cinco anos na Consor e está atuando na linha Mineirão, confessou que não tinha grandes expectativas com relação ao curso. “Vim para cá com outra ideia, não esperava que seria ótimo como foi. Me surpreendi muito”, comentou. “Antes me preocupava só em cumprir o horário da linha. Hoje aprendi que tenho que pensar nos usuários e tratá-los de uma forma melhor, do jeito que eles merecem. O que aprendi aqui também vale para minha vida, minha casa, minha família”, completou.
Quem também participou desta segunda turma do “Coletivo para Coletividade foi o motorista Alexandre Campos, que trabalha há 12 anos na STU e atua na linha Vila Haro. Agradeço o prefeito e a Urbes por esta iniciativa. Estou muito satisfeito com o curso, esta bagagem que levo hoje muito me fortalece”, declarou.

 

Também participaram da entrega dos certificados os secretários Fabio Pilao (Conservação, Serviços Públicos e Obras) e Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda).

 

Como funciona
A metodologia do projeto visa passar a forma de atendimento aos usuários e as dificuldades de cada um, atuar na busca de melhoria na qualidade do atendimento, elevação da profissionalização e na busca do respeito da sua profissão entre os usuários.
No total, serão 50 turmas, cada uma com um número que varia entre 20 e 40 participantes. O curso tem carga horária de 8 horas e cada turma participará da aula durante um dia, das 8h às 17h. Ao final, todos receberão certificado.
Para começar, os condutores passam por uma aula prática, na qual são colocados em situação de passageiros com diferentes características: um recebe uma venda nos olhos e é transportado como se fosse uma pessoa com deficiência visual. Outro profissional recebe pesos no corpo para se sentir como uma pessoa obesa.
A ideia nesta atividade lúdica é que eles vivenciem o que os usuários passam com determinadas atitudes na direção, como uma freada brusca, e assimilem as dificuldades e necessidades dos passageiros em seus deslocamentos. Desta forma, ele ganha experiência de como é ser um passageiro e assim acumula conhecimento com sua realidade.
Na sequência tem início a aula teórica, com a consultora da empresa Afirmare – Consultoria e Gestão de Pessoas, Ana Carolina Jacção, que leva aos motoristas conceitos da neurolinguística e de análise comportamental, através da metodologia DISC. “O nosso papel é trabalhar a questão do relacionamento com o cidadão através do autoconhecimento. Entender melhor como funciona o ser humano abre o nosso desenvolvimento e a compreensão do próximo. A gente não vai mudar o outro, mas pode mudar de atitude”, explica.
Para isso, no período da manhã, ela aplica um teste com cada aluno e, à tarde, passa o conceito de cada perfil comportamental: executor, comunicador, analista e o planejador. A ideia é apresentar ao final os resultados desses testes às empresas.

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