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Pedágio na SP-75 fica 4,11% mais caro

Tarifa passou de R$ 11,10 para R$ 11,50

 Publicado em  03/07/2015 às 11h51  Indaiatuba  Cidades


O pedágio da Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Indaiatuba à Campinas, ficou 4,11% mais caro desde a última quarta-feira, dia 1º. O aumento foi autorizado pela Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp), e com isso a tarifa passa de R$ 11,10 para R$ 11,50  aos veículos leves e também por eixo de veículos comerciais. 

A Artesp informou que o reajuste médio foi de 5,32%. Porém, conforme os contratos de concessão, em 12 concessionárias foi aplicado o IGP-M acumulado entre junho de 2014 e maio de 2015, registrado em 4,11%. Foi o caso da Concessionária AB Colinas, responsável pela SP-75.

A Agência informou também que o reajuste ficou abaixo do índice da inflação, que foi de 8,47%. O último reajuste na tarifas do pedágio do Município aconteceu em 1º de julho de 2014, quando o valor passou de R$ 10,50 para R$ 11,10.

Segundo a AB Colinas, foram investidos entre janeiro e dezembro de 2014, cerca de R$ 53 milhões em obras e conservação de rotina na SP-075. Entre as obras está a conclusão do complexo do Distrito Industrial de Indaiatuba e o recapeamento de toda a rodovia, entre Campinas e Itu.

A AB Colinas informou que diariamente, o trecho de Indaiatuba recebe cerca de 34 mil veículos.

A reportagem fez um comparativo dos aumentos na tarifa dos pedágios das principais rodovias da região e Indaiatuba esteve entre os maiores reajustes. No trecho de Valinhos na Rodovia Anhanguera, a tarifa subiu de R$7,60 para R$ 7,90. No trecho de Itupeva na Rodovia dos Bandeirantes o aumento foi o mesmo, já no trecho de Sumaré da mesma rodovia a tarifa foi de R$6,80 para R$7,10.

A Rodovia Presidente Castello Branco, no trecho de Itu, a tarifa passou de R$9,60 para R$10, aumento de R$0,40 como em Indaiatuba.

Para a engenheira Tácia Nogueira Silva, de 23 anos, o aumento é significativo, principalmente para quem passa pelo pedágio duas vezes por semana. “Para mim não compensa fazer o desvio, por isso pago quando vou e volto da faculdade. Tenho o sistema ponto a ponto, porém mesmo assim fica bem caro”, conta.

O jornalista Alexandre Silveira Marciano, de 48 anos, no entanto, diz que apesar de ter ficado caro, a estrutura da rodovia compensa. “Claro que não ninguém gosta de aumento, por que R$ 11 já é caro, mas pelo menos a SP-75 é boa, bem iluminada e com um asfalto bom”, diz.

Para o funcionário público Juliano Rangel Minas, de 28 anos, o aumento já era esperado e o jeito será continuar utilizando o desvio. “É relativo, o que se economiza no pedágio gasta-se em gasolina. Mas não tem jeito. Acho que a rodovia é boa, porém imagina se a cada ano aumentar R$ 0,40? Daqui a pouco estaremos pagando R$ 30 de pedágio, para ir à cidade ao lado”, reclama.

 

Histórico

No ano passado o reajuste no trecho da cidade foi o segundo maior do estado, 5,51% mais caro. O desvio do pedágio também sofreu aumento nas tarifas, exceto para veículos com placas de Indaiatuba, que não pagam. O reajuste anterior havia ocorrido foi ocorreu em julho de 2012, quando as tarifas aumentaram 3,9%.

Em 2013, em decorrência das manifestações em todo o País, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu cancelar o aumento anual. Como medida de compensação, a Artesp passou a cobrar pedágio de todos os eixos de caminhões, inclusive os eixos suspensos. No entanto, a decisão beneficiou algumas concessionárias e prejudicou outras. Por isso, em 2014,pela primeira vez, o reajuste foi diferente de concessionária para concessionária, variando de zero à 8,57%.

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