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Histórias, músicas e roda de conversa fazem parte da rotina de aprendizagem das crianças na rede pública

Meta é aprender brincando

 Publicado em  03/07/2018 às 13h24  Valinhos  Cidades


A rotina das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) de Valinhos está cada dia mais colorida, mais divertida e rica em aprendizagem. O curso Contação de Histórias e Musicalização, oferecida pela Secretaria de Educação aos professores da rede municipal tem complementado o projeto político pedagógico das unidades. O resultado é os alunos aprenderem brincando.

         A formação, realizada no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini para as professoras dos CEMEIs, termina dia 25 de julho. Já a oficina para a Pré-Escola da Educação Infantil ainda está em fase inicial.

Desenvolvimento - As professoras dos oito CEMEIs da cidade incrementaram o dia-a-dia dos pequenos, com até 4 anos. “A oficina reforçou e ampliou nosso planejamento, que tem um projeto chamado Era uma vez...”, explicou a diretora da CEMEI Professor Osvaldo Müller, no Jardim América 2, Deise de Oliveira. O projeto tem três vertentes: a roda de conversa, a tenda literária e a biblioteca circulante.

Segundo a coordenadora Vivian Deomedessi dos Santos, todo cantinho colorido da escola tem uma finalidade educativa. “Tudo isto reflete na aprendizagem. A criança passa a gostar da escola e a participar das atividades”, disse. A roda de conversa é um momento em que as crianças conversam, cantam, ouvem histórias, tocam instrumentos musicais e outras atividades.

Já na tenda literária os pequenos criam e recriam as histórias, em meio a muitos materiais – uma parte feita com recicláveis. “A criança nesta idade vive uma fase simbólica. Ela elabora a vida por meio da fantasia e, consequentemente, aprende valores, interação social e tudo o que vai favorecer sua aprendizagem para o futuro”, avalia a professora do maternal 2 Juliana Polidoro da Silva, uma das formadoras da capacitação.

A família também faz parte deste ciclo de aprendizagem pela biblioteca circulante. Uma vez por semana a creche disponibiliza um livro infantil para a criança levar para casa. Junto com os pais ocorre a leitura e são feitas anotações num caderno sobre como foi este momento em casa.

Crianças - Salta aos olhos o prazer  das crianças nos espaços e brincadeiras que realizam. Os 110 alunos da creche participam, curiosos e respeitando os amiguinhos da turma, com as professoras e ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil.

Falantes em todas as atividades, na hora em que são questionadas viram monossilábicas. “Eu gosto da escola”, sussurou Alissa Silva Bongiovanni, de 3 anos. Já Pedro Borges, também de 3 anos, já conhece as cores, apresentadas numa atividade que envolvia papéis coloridos e uma bacia com água. “Esta cor atrás é azul”, disse. Todo material fica ao alcance das crianças. Toda atividade conta com a participação e envolvimento das ADIs, que garantem que o dia-a-dia seja repleto de brincadeiras..

“No final do dia, sempre vem um deles dar um abraço. Ver como eles aprendem compensa o esforço”, diz a ADI Jurema Aparecida Fernandes Merigui. Este grupo profissional é o braço direito das professoras na escola.

Além das responsabilidades pela alimentação, higiene e repouso dos pequenos, eles ajudam a pesquisar materiais, transformando caixas de sapato em rádios, geladeiras, fogões e outras peças, que serão utilizadas no aprendizado dos pequenos.

 

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